Atrito: Atrito Estático e Atrito Dinâmico.


Atrito

O atrito é um tipo de força que age sobre qualquer objeto que esteja disposto sobre uma superfície. Ela se opõe a força que gera o movimento de qualquer corpo. Pode ser estático ou dinâmico e estará atuando sobre o objeto mesmo quando ele se encontra parado.

Para entender melhor o que é o atrito, vamos explicar a definição de suas duas formas: estático e dinâmico.

O que é o atrito estático?

Atrito estático é a força que atua sobre um objeto que está parado. Inclusive podemos dizer que é por causa do atrito estático que este corpo segue sem se movimentar. Significa que a força aplicada para tirar o objeto do lugar é menor do que a força de atrito.

Para calcular a força de atrito estático é utilizada a seguinte fórmula: Fat = μe . N. Onde Fat é a força de atrito estático, μe é coeficiente de atrito estático e N é a força normal.

O valor de μe varia de acordo com o material de que é feito o objeto a ser estudado. Por exemplo, o μe do alumínio é 0,61.

O que é o atrito dinâmico?

Atrito dinâmico (conhecido também como cinético) é a força que atua sobre um objeto em movimento, faz com que perca aceleração e termine parado em algum lugar. É sempre menor que a força que agiu sobre o corpo e fez com que se movimentasse.

Para calcular a força de atrito dinâmico é utilizada a fórmula: Fat = μc . N. Onde Fat é a força de atrito dinâmica, μc é o coeficiente de atrito cinético (ou dinâmico) e N é a força normal.

Assim como ocorre com o coeficiente de atrito estático, o valor de μc varia de acordo com o material que se está observando o movimento. Por exemplo, o coeficiente de atrito cinético do vidro é 0,4, enquanto que se fosse estático seria 0,9.