Formação de um arco-íris


Com certeza, você já deve ter olhado para o céu algum dia e ter se deparado com um arco-íris. Um fenômeno da natureza que costuma aparecer em dias meio nublados, quando há certa concentração de umidade no ar atmosférico. No entanto, você sabe por que o arco-íris existe e como ele se forma?

Formação de um arco-íris

Muitas pessoas gostam e ficam admiradas olhando para o céu, mas nem sequer sabem como se dá a formação deste fenômeno. Resumindo: o arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico, que acontece toda vez que a luz do sol incide sobre as gotas de água da chuva. Geralmente, o arco-íris pode ser observado quando o Sol está relativamente próximo da linha do horizonte e o ar está muito úmido. Essa é a combinação perfeita para a formação das faixas semicirculares coloridas no céu.

Como se forma um arco-íris

O arco-íris pode ser observado sempre que mesmo com chuva, o sol esteja brilhando no céu. É importante que você esteja posicionado de costas para o sol para conseguir contemplar o fenômeno.

A formação do arco-íris se dá, de fato, quando a luz branca do sol atravessa uma partícula de água presente na atmosfera. Assim que os raios solares interceptam as gostas de água, uma parte dessa luz é refratada para a parte interna da gota. Ao mesmo tempo, a luz se reflete no interior e é refratada, de novo, para o lado externo da gota.

Mas como que aparecem as cores?

Você já deve ter ouvido falar que a luz branca, na verdade, é a união de todas as outras cores, que juntas, resultam na cor branca. Sabendo disso, quando essa luz intercepta uma superfície líquida ou sólida e transparente, como é o caso da gota d’água, as cores podem ser observadas graças à refração que acontece. Com esse fenômeno, as cores que são visíveis no arco-íris, são: amarelo, laranja, vermelho, verde, azul, anil e violeta.

Um pesquisador do Departamento de Física da Universidade de São Paulo (USP), explica que sempre que os raios solares atravessam os pingos de chuva, a luz é simultaneamente refratada para o interior da gota e refletida em forma de várias cores para o ambiente externo. No entanto, os pesquisadores afirmam que por mais real que pareça, o arco-íris não passa de uma ilusão óptica, ou seja, não existe concretamente.

Os estudiosos explicam também que não são apenas algumas gotas que refratam a luz, mas sim, cada partícula de chuva reflete a luz do sol com a mesma intensidade, porém, nem todas elas podem ser vistas pelos observadores.

Um fenômeno ainda mais raro também pode acontecer. É o chamado arco-íris duplo. Segundo os pesquisadores da USP, é possível, em alguns casos, conseguir observar dois arco-íris ao mesmo tempo. Isso acontece quando a reflexão dos raios solares nas gostas é dupla. Por conta dessa dupla reflexão, pode-se formar um arco-íris extra, com a inversão das cores do arco-íris principal.

Como se trata apenas de um fenômeno óptico, a intensidade tanto o arco-íris comum quanto o duplo, depende e varia de acordo com a posição do observador. Para que se consiga enxergar o arco-íris mais definido, é importante se posicionar de forma que o sol fique atrás de você.

Quanto tempo dura um arco-íris e como ele acaba?

Quem tem o costume de observar o arco-íris sempre que ele aparece, possivelmente já percebeu que ele costuma desaparecer rapidamente, em questão de minutos. Em outras vezes, ele demora mais tempo no céu. Independente da situação, ele costuma desaparecer de uma hora para outra, de repente.

O que acontece na verdade, é que o arco-íris dura somente enquanto estiver chovendo, pois necessita basicamente dos pingos de chuva para aparecer. Dessa forma, quando a chuva para, o arco-íris desaparece.

Como fazer arco-íris em casa

Nem sempre que chove, o arco-íris aparece, não é mesmo? Mas você sabia que você pode fazer um arco-íris na sua casa, a hora que quiser?

A forma mais simples leva apenas uma mangueira. Peça para alguém segurar a mangueira, movimentá-la de baixo para cima sem parar, pressionando o dedo contra a saída de água. Feito isso, basta se posicionar entre o sol e a mangueira. Você poderá observar uma “cortina-íris”, que não é em forma de arco, mas tem as mesmas cores de um arco-íris verdadeiro.

Além dessa forma, você pode ainda fazer outro experimento e ter o arco-íris dentro da sua casa. Para isso, você precisará de um espelho e um copo com água. Primeiramente, coloque o copo com água bem perto de uma janela, de forma que o sol bata direto no copo. Em seguida, coloque o espelho dentro do copo com água e vire até que ele reflita a luz do sol na parede da sua casa. Pronto! O arco-íris está dentro da sua casa e por quanto tempo você quiser!