Movimento: Quantidade, Choque Unidimensional e Vetores


Movimento

Neste post você vai fazer uma revisão sobre movimento: quantidade, choque unidimensional e vetores. Mantenha o foco e concentração! Vamos lá?

Quantidade

Um dos principais princípios da física é o da conservação de quantidade de movimento. Quando ele é aplicado com a lei de Newton de ação e reação, mostra que quando não existem forças externas que atuam sobre um sistema, a quantidade de movimento total permanece a mesma.

Por exemplo: uma pessoa pesando 30 kg e outra 60 Kg de massa, ambas estão sob a superfície congelada de um lago. Neste caso, a intensidade, a direção e o sentido serão constantes. Este princípio é representado pela igualdade vetorial que existe entre as quantidades de movimento do sistema em qualquer tempo.

A fórmula pode ser representada por: Qf =Qi.

Choque unidimensional

O choque unidimensional, que também pode ser chamado de frontal, ocorre quando dois corpos são livres de resistência do ar ou do atrito, por exemplo. A interação entre os dois corpos é chamada de colisão e a interação acontece em um intervalo de tempo, que é considerado curto.

Durante este tipo de choque, as partículas que fazem parte do processo se deformam e ocorre a transformação de energia cinética em potencial elástica. Logo, essas partículas voltam a sua forma e também a energia potencial elástica retorna à cinética.

Este tipo de colisão conta com uma grandeza chamada coeficiente de restituição, que é encontrado pela razão existente entre o módulo da velocidade relativa de afastamento e o módulo da velocidade relativa de aproximação.

Vetores

Vetores são grandezas que indicam direção e sentido para uma determinada caracterização. Assim, é uma é uma imagem que pode ser representada por uma seta: -».

Por exemplo, podemos citar vetores relacionados à velocidade, à aceleração, à força, entre outros. O vetor possui as seguintes características:

– Intensidade ou módulo
– Direção
– Sentido

Que tal começar a fazer exercício sobre movimento: quantidade, choque unidimensional e vetores?