Resistores, Curto-circuito, Geradores Ideal e Real e Receptores Ideal e Real


Resistores, Curto-circuito, Geradores Ideal

Na Física, são chamados resistores componentes de circuitos elétricos cuja função é de limitar os valores da corrente elétrica de acordo com determinada necessidade. Como o nome sugere, ele deve resistir à passagem da corrente.

Na maioria dos casos, essa energia é transformada em calor por conta do atrito dos elétrons em movimento com os átomos que formam o material condutor. Esse fenômeno é chamado de Efeito Joule e está presente no dia a dia em aparelhos com resistências elétricas, como ferros de passar e chuveiros.

O curto-circuito é um efeito que acontece quando um resistor cujo valor de resistência é desprezível (com valor igual a 0) está associado ao resistor principal. Nesse caso, os terminais estarão sob o mesmo potencial elétrico, e o componente não funcionará.

1 Geradores Ideal e Real

Um gerador é um dispositivo capaz de transformar qualquer modalidade de energia não elétrica em energia elétrica. É o caso da pilha ou da bateria, que transforma energia química em elétrica, por exemplo. Existem dois tipos de geradores

– O gerador ideal é aquele capaz de transformar toda a energia não elétrica em energia elétrica, ou seja, rendimento de 100%;

– O gerador real é o dispositivo “da vida real”, pois são aqueles encontrados no dia a dia. Parte da energia elétrica acaba sendo dissipada em forma de calor.

2 Receptores Ideal e Real

Os resistores são dispositivos capazes de transformar energia elétrica em outras formas de energia – não necessariamente térmica. Os motores elétricos são um bom exemplo: eles transformam energia elétrica em mecânica. Existem dois tipos:

– O receptor ideal é aquele capaz de converter toda a energia elétrica recebida em energia não elétrica;

– O receptor real são os dispositivos do dia a dia, que nunca apresentam rendimento de 100%, pois parte da energia elétrica recebida é transformada em calor.