Categorias Geografia do Brasil

Mecanização no Campo

Tratores, semeadeiras e colheitadeiras são elementos incorporados à paisagem rural. A mecanização no campo é, dentro do contexto histórico, um fenômeno recente, que começa a engatinhar a partir do advento da Revolução Industrial.

A Revolução Industrial, em seu curso, que atravessa os séculos XIX e XX, arrasta grandes contingentes populacionais do campo para a cidade. Em contrapartida, assim como intensifica a produtividade nas cidades, entrega recursos para que o campo também otimize seus processos produtivos.

Não fosse isso, provavelmente teríamos grandes populações urbanas sendo flageladas pela fome. É o que ocorreria se a agricultura não houvesse se modernizado, melhorando o tratamento e o aproveitamento do solo, melhorando os processos produtivos e aumentando de forma exponencial a produtividade agrícola, responsável, em grande parte, pela alimentação das populações.

Aspectos sociais da mecanização no campo

Há quem atribua à mecanização no campo o chamado “êxodo rural”, que é a migração de grandes contingentes populacionais do campo para a cidade.

É bem verdade que o uso de equipamentos que substituem a mão de obra humana tende a operar na diminuição e, ao mesmo tempo, sofisticação dos postos de trabalho na agricultura. Ao mesmo tempo, a concentração da atividade agrícola demanda outras atividades, que dela podem se nutrir, principalmente a indústria alimentícia e a indústria têxtil. O que implica criar ambiente para o surgimento de novos postos de trabalho, assim como o aumento da demanda por infraestrutura e serviços, fomentando a atividade econômica nas pequenas cidades que se formam em torno desses complexos industriais.

Produtividade

A mecanização e a automação da atividade agrícola podem, portanto, contribuir, em duas frentes, para a alimentação de todos os contingentes populacionais e para a multiplicação das atividades econômicas. É o que acontece, no Brasil, com o agronegócio, que demanda infraestrutura e, ao mesmo tempo, gera divisas para o país por meio da exportação, podendo alavancar a prestação de serviços públicos e a criação de novos postos de trabalho.

Tudo isso é possível graças ao aumento da produtividade, que se deu com a contribuição do avanço tecnológico e da busca de novas soluções para a exploração sensata e cada vez mais produtiva da terra.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024