Resumo São Luís


A histórica cidade de São Luís é a capital do estado do Maranhão. A cidade foi colonizada por franceses em setembro de 1612, sendo uma das primeiras cidades brasileiras. Anos depois, ela foi invadida pelo povo holandês e tempos depois os portugueses tomaram o poder.

Resumo São Luís

A cidade situa-se em meio a ilha de Upaon Açu, que fica entre as baías de São José de Ribamar e São Marcos. Toda a beleza, cultura e história do local rendeu diversos apelidos. São Luís já foi conhecida como Ilha Bela, Ilha do Amor, Jamaica Brasileira e Atenas Brasileia. Ao longo desse resumo sobre São Luís, você descobrirá o porquê esta cidade é tão importante para o Brasil.

A história de São Luís

Anos antes a chegada dos franceses, a região de São Luís era ocupada por povos indígenas pelas etnias potiguaras e tupinambás. São Luís primeiramente foi colonizada por franceses no ano de 1612. Cerca de 500 homens comandados por Daniel La Touche instalaram-se na região para concretizar o sonho francês de se colonizar a região dos trópicos.

Ao chegarem a solo maranhense no dia 8 de setembro, uma missa foi rezada pelos colonizadores. Além disso, construiu-se um forte em homenagem a Saint Louis, rei francês da época, que levou ao atual nome da cidade.

A colonização não durou muito. Ao saberem da invasão, os portugueses enviaram tropas para retomar a ordem do local. Na Batalha de Guaxenduba, os franceses se renderam a coroa portuguesa. A partir de 1615, a Capitania de Pernambuco foi restabelecida.

Mas o que os portugueses não esperavam é que a região fosse invadida novamente em 1641 por holandeses. Uma tropa formada por mais de mil militares, sob comando de Jon Lichtart, tomou o local. O objetivo os holandeses era expandir a sua produção de cana de açúcar na região. Nesse período, eles já haviam invadido importantes cidades nordestinas como Olinda, Recife e Salvador.

Os holandeses aprisionaram representantes do governo português, expulsaram os habitantes, saquearam as igrejas e tantos outros fatores que desaceleraram a economia do Maranhão. A produção da capitania na época era baseada no comércio de açúcar, azeite, sal, farinha de mandioca, couro, cravo, algodão entre outros.

As atividades voltaram ao normal apenas em 1644, quando o governo português reestabeleceu a ordem na região. A cidade foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO no ano de 1997.

Dados sobre o município

De acordo com o último Censo do IBGE, a cidade de São Luís possui mais de um milhão de habitantes. Sendo a 15ª maior cidade do Brasil e a quarta maior do nordeste. A cidade possui um total de 831 km², porém apenas 157 km² são de área urbana.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano corresponde a 0,768, um dos mais altos das capitais nordestinas. Já o Produto Interno Bruto de São Luís gira em cerca de 20,7 bilhões, sendo que 75% correspondem ao setor de comércio, transportes, imobiliário e de gestão pública.

Destaca-se o Porto de Itaqui, que favorece a importação e exportação de produtos. O porto é um dos maiores, mais modernos, estruturados e movimentados do país para o comércio exterior. A cidade está localizada em uma região que favorece a exportação para produtos na Europa e América do Norte.

Ainda 24% do PIB é direcionado ao setor industrial da cidade e apenas 1% da sua atividade é voltada para a agropecuária. Essa baixa produtividade deve-se principalmente ao clima da região onde predomina o clima tropical.

A cidade possui uma vegetação típica de região litorânea, onde há uma concentração de coqueirais. Na região ainda há uma pequena parte da Floresta Amazônica que resistiu a urbanização. O local atualmente está protegido pela UNESCO. Além disso, a cidade conta com o Rio Bacanga que é uma das bacias que corta a cidade, sendo de grande importância para o desenvolvimento da economia do município.

Outro fator que movimenta a economia é o turismo de São Luís. A cidade conta com o 2º teatro mais velho do Brasil: Teatro Artur Azevedo. Além do Museu de Artes Visuais, Parque Estadual da Lagoa da Jansen, palácio de La Ravardiere, Catedral São Luís do Maranhão e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

Conheça algumas características da cidade

São Luís possui uma grande carga de história e cultura. Um dos maiores legados dessa cidade são as arquiteturas clássicas da história portuguesa. Além disso, grandes nomes da literatura brasileira nasceram na cidade, como o poeta Gonçalves Dias, o escritor Graça Aranha e também o romancista Luís de Azevedo.

São Luís possui uma cultura diversificada devido à miscigenação da população ao longo dos séculos. Ela se mistura com descentes portugueses, africanos e povos indígenas. Como pratos típicos a região apresenta o arroz de cuxá, fritadas de caranguejo e creme de cupuaçu.