Resumo sobre São Luís


São Luís, capital do Maranhão, é também a maior cidade do estado. Seus apelidos não são poucos, apesar de serem todos carinhosos: “Atenas Brasileira”, “Jamaica Brasileira”, “Ilha do Amor”, “Capital Brasileira do Reggae”, “Cidade dos Azulejos” e “Ilha Bela” são alguns deles.

Resumo sobre São Luís

A cidade de São Luís realmente fez história: ela é a única em todo o Brasil criada por franceses – em setembro de 1612. Em seguida, ela foi invadida pelos holandeses até que finalmente foi colonizada pelo povo português.

A cidade está localizada em meio à ilha de Upaon Açu, entre as baías de São José de Ribamar e São Marcos. Neste artigo, confira um resumo sobre São Luís.

Resumo sobre São Luís – História da cidade

Vamos começar com mais detalhes sobre a história de São Luís.
Tudo começou em 1612, quando algo como 500 franceses ocuparam a cidade. Três anos depois os portugueses, que já estavam no Brasil neste período, enviaram tropas para expulsá-los da área. Portugal conseguiu o domínio sobre a região e colonizou a cidade nordestina. Mas o que eles não imaginavam é que, no ano de 1641, foi à vez dos holandeses invadirem.

Neste ano, Jon Cornellizon Lichthardt e outros dois mil holandeses atacaram a cidade e mantiveram os governantes portugueses aprisionados. Foi neste período que a cidade entrou em decadência em vários aspectos, só “consertados” novamente em 1644, quando o governo de Portugal conseguiu reestabelecer o controle na região.

Vale destacar que durante todo este período a cidade tinha outro nome: “Saint Louis”. Foi em 1679 que, ainda em domínio dos portugueses ela ganhou o nome pela qual nós a conhecemos atualmente. No ano de 1997 a cidade de São Luís foi tombada pela UNESCO ao ser considerada um Patrimônio Cultural da Humanidade.

População de São Luís

A cidade de São Luís possui, de acordo com dados do IBGE, algo como 1,082 milhão de habitantes. Não à toa, a cidade é a mais populosa do estado do Maranhão, sendo também a 4ª mais populosa da região nordestina e a 15ª de todo o Brasil. A área total de São Luís é de 831 km², porém, apenas 157 km² estão em área urbana.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade também é elevado, sendo ele de 0,768. Ele é o 15º mais alto entre as capitais brasileiras e no Nordeste perde apenas para as cidades de Aracaju e Recife.

Economia

O PIB (Produto Interno Bruto) de São Luís é de R$20,7 bilhões. De acordo com o IMESC (Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos), mais de 75% do PIB corresponde ao setor de prestação de serviços (com destaque para o comércio, setor de transportes, imobiliário e de gestão pública). Outros 24% do PIB são dedicados à indústria e apenas 0,01% à agropecuária.

Além disso, o Porto de Itaqui, localizado na cidade, também favorece a importação e exportação de produtos. Só para ter uma ideia, o Porto de Itaqui é considerado o mais moderno, movimentado e bem estruturado do país quando o assunto é comércio exterior.

Clima de São Luís

O clima na cidade de São Luís é predominantemente tropical. Em alguns meses do ano o clima é semiúmido, o que ocorre uma vez que o município está localizado na Zona de Convergência Intertropical.

A cidade conta com vegetação típica litorânea e com uma enorme concentração de coqueirais. Protegida pela UNESCO há ainda uma pequena parte da Floresta Amazônica que resistiu aos processos que levaram à urbanização de São Luís. Todos os rios da cidade são pequenos, com exceção ao Rio Bacanga – de grande importância para a economia do município.

Pontos turísticos

Já os pontos turísticos mais visitados da cidade de São Luís são: Teatro Artur Azevedo (o 2º mais velho do Brasil), Palácio dos Leões, Catedral de São Luís do Maranhão, Museu de Artes Visuais, Palácio de La Ravardière, Parque Estadual da Lagoa da Jansen e Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

Mais informações e características sobre São Luís

Algumas curiosidades sobre a cidade de São Luís, no Maranhão, são as seguintes:

• A população feminina é bem mais expressiva na cidade: sendo algo como 539 mil mulheres para 474 mil homens.

• A população de São Luís é extremamente miscigenada. Ela é composta predominantemente por descendentes de portugueses, povos indígenas e africanos (trazidos pelos colonizadores).

• O prato que melhor representa a culinária típica da capital do Maranhão é o “arroz de cuxá”. Para prepará-lo, frutos do mar, legumes e uma grande variedade de temperos são usados. Outros pratos típicos são: Guaraná Jesus, fritadas de caranguejo e de camarão e creme de cupuaçu.

• A cidade foi berço de importantíssimos nomes da literatura do país, como: o escritor Graça Aranha, o poeta Gonçalves Dias e o romancista Aluísio de Azevedo.

• A cidade também é considerada uma ótima visita para os amantes de arquitetura clássica portuguesa.