Brasil Geográfico: Território, Divisão Política e Estrutura Geológica


Brasil Geográfico: Território

O Brasil é o maior país da América do Sul, ocupando 47% do território do continente, com uma área de 8.514.876 km². Possui 15.719 km de fronteiras terrestre, tendo os 7.408 km de orla oceânica banhados pelo Oceano Atlântico.

A extensão territorial é igualmente dividida no sentido norte-sul (4.394 km²) e leste-oeste (4.319 km²). Seus pontos extremos são:

Ao norte – nascente do Rio Ailã, Serra do Caboraí, na divida do estado de Roraima com a Guiana.

Ao sul – Arroio Chuí, na divida entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

A leste – Ponta do Seixas, Cabo Branco, no litoral da Paraíba, no Oceano Atlântico.

A oeste – nascente do Rio Moa, localizado na Serra da Contamana, na divisa do Acre com o Peru.

Além do Oceano Atlântico, o Brasil faz fronteira com dez países, sendo as maiores com Peru e Bolívia. O país tem fronteira também com Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Devido à sua grande extensão o país possui quatro fusos horários. Da Ilha de Fernando de Noronha ao Acre são três horas de diferença, estando o estado da região norte do país cinco horas atrasado em relação a Greenwich.

O território brasileiro está localizado no Hemisfério Ocidental e 93% no Hemisfério meridional. Trata-se de um país essencialmente de clima tropical, com 92% do território localizado nessa faixa e apenas 8% na zona temperada do sul. É atravessado ao norte pela Linha do Equador, nos estados do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá.

Divisão Política

O país é dividido politicamente em 26 estados e um Distrito Federal, num total de 27 unidades políticas, no regime de república federativa.

O Brasil é dividido, também, em cinco regiões, com características geográficas, econômicas, culturais e sociais: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os dois últimos são os mais desenvolvidos economicamente e também mais povoados.

Estrutura geológica

O Brasil possui três tipos distintos de estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.

Os escudos cristalinos ocupam 36% aproximadamente do território nacional.

As bacias sedimentares compõem 58% da estrutura geológica do país.

Os terrenos vulcânicos correspondem, por sua vez, a apenas 8%.