Características Econômicas, Políticas e Sociais dos Países Platinos (Paraguai, Uruguai e Argetina)


Países Platinos (Paraguai, Uruguai e Argetina)

Existem diferentes formas de agrupar países que possuem características em comum. Vamos nos aprofundar um pouco mais em um desses grupos, o dos Países Platinos, formado por Paraguai, Argentina e Uruguai.

Características gerais

Esses três países recebem essa denominação porque todos são banhados pelos rios que formam a famosa Bacia Hidrográfica Platina, que são os rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Algumas características gerais da América Platina incluem:

Os três países, juntos, somam pouco mais de 53 milhões de habitantes. Desse total, quase 80% corresponde à população argentina;
Ambos têm o espanhol como idioma oficial e isso é um reflexo da colonização espanhola que também é comum a todos eles;
Todos fazem parte do Mercosul e têm fronteiras com o Brasil;

Aspectos sociais, políticos e econômicos

Dos três países, a Argentina é o mais industrializado e tem o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que corresponde a 0,825 e é considerado muito alto. Também é o país com a maior economia e o PIB mais alto, ultrapassando os US$ 600 milhões em 2017. No entanto, nos últimos anos, o país sofreu com a crise provocada pela mudança do sistema cambial. Em dez anos, o índice de criminalidade teve um aumento de 290%.

Já o Paraguai é o país platino com menor nível de desenvolvimento. A população de 6 milhões de habitantes é predominantemente rural, descende da miscigenação entre americanos, europeus e indígenas e tem um baixo padrão de vida. A economia baseia-se na agricultura e comércio.

O Uruguai é o menor país desse grupo e sua economia é bem pautada na pecuária. A principal atividade econômica é a criação de gado e as indústrias que existem por lá são voltadas para o segmento têxtil (graças ao couro e lã dos animais), frigoríficos e de laticínios. É um dos países com a menor taxa de analfabetismo da América e uma das maiores rendas per-capita.

O turismo é uma importante fonte de renda para os três países.

Politicamente, os três países viveram o regime da Ditadura Militar no século XX. O Paraguai foi o último a retomar a democracia, o que aconteceu apenas em 1989. Por isso, a instabilidade ainda pode ser observada nesse setor até os dias de hoje, decorrente de uma democracia muito jovem.