Características Políticas, Econômicas e Sociais das Guianas e Países Andinos da América do Sul

Países Andinos da América do Sul

Que a América do Sul possui diversas beleza naturais isso ninguém duvida. Entre as regiões que mais se destacam é a América Andina, composta por países sul-americanos que são cortados pela Cordilheira dos Andes. Fazem parte disso o Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Ocupa uma área aproximada de 5,5 milhões de km². Há uma variação de clima, pois quanto maior é a altitude menor é a temperatura. Inclusive, nos picos das montanhas, é possível encontrar neve. Existem também outras regiões com um clima mais quente, próprios de equatoriais, tropicais, temperados e desérticos. Prova disso é o Deserto do Atacama, no qual há décadas não há registro de chuvas.

Há uma variedade enorme na vegetação, decorrente dos diversos tipos de clima presentes na região andina. Existem florestas equatoriais, espaços arbustivos, florestas de coníferas, xerófitas e estepes. Podemos destacar ainda a hidrografia, sendo presentes os rios:

* Madalena (Colômbia),
*Orenoco (Venezuela),
*Uma parte do rio Amazonas no Peru.

Podemos encontrar nessa região o Aconcágua, considerado o maior pico do Hemisfério Ocidental. Essa diversidade de clima e da geografia tornam a América Andina rica em diversos sentidos, seja em cultura ou natureza.

População
A população dos países andinos é composta em sua maioria por mestiços, também chamados de eurameríndios. Essa mistura é o resultado da miscigenação entre os ameríndios (indígenas americanos) e os brancos europeus, especialmente os espanhóis. Graças ao trabalho escravo nessa região, os negros tiveram uma pequena participação étnica andina.

Economia
Na maioria dos países dessa região, podemos observar um elevado crescimento vegetativo. Observamos ainda que possui a maior reserva de petróleo no hemisfério ocidental. A Venezuela, além de ser uma região petrolífera, também possui grandes reservas de gás natural. Mas, no geral, o Chile possui as melhores condições socioeconômicas da América Andina. O mesmo apresenta os maiores índices de industrialização e urbanização. Favorece ainda diversos tipos de plantações. A pesca é outra atividade econômica importante dessa região.

Existem ainda diversas outras maravilhas na América Andina para se conhecer. Fique atento e conheça mais por aqui.