Categorias Geografia

Conflitos no Líbano, na Grande Síria e a questão do Afeganistão

A região que hoje engloba o Líbano e a Síria fazia parte do império Otomano. Com o declínio deste, a área passou a ser colonizada pelos franceses. Tal região era dividida entre sunitas (muçulmanos) e maronitas (cristão árabes). Ainda na época da colonização, a França dividiu, administrativamente, a região em duas áreas: o Líbano, controlada por maronitas, e a Síria, governada pelos muçulmanos.

Após a segunda guerra mundial, com a saída da França da região, as duas divisões geográficas se tornaram países. No entanto, no Líbano, a população não era tão homogênea. Os maronitas eram maioria, porém, ainda existia no território forte influência econômica da França (que detinha um enorme poder). Com o objetivo de atenuar as diferenças, foi criado um Pacto entre as duas populações, em que se firmava que o presidente do Líbano seria cristão e o ministro, muçulmano.

Com o passar dos anos, os maronitas se ampliaram, o que acabou por criar mais tensões entre os dois setores populacionais. De um lado, os maronitas, que tinham amplo apoio das potências árabes, do outro, os cristãos, que contavam com o apoio das potências ocidentais. Para agravar ainda mais a situação, os guerrilheiros da Organização para Libertação Palestina foram expulsos da Jordânia e se instalaram no sul do Líbano. Toda este conflito deu origem a Guerra Civil Libanesa em 1975.

No conflito, constatou-se vários objetivos. Israel, que tinha o interesse de atacar os pontos da Organização para Libertação Palestina, realizando grandes massacres. Síria, que buscava e busca incorporar o Líbano, fazendo emergir a Grande Síria.

Mas, e a questão do Afeganistão? O Afeganistão, no século passado, foi reconhecido como um país independente. No entanto, devido a variedade de grupos étnicos e religiosos, criou-se, no território, uma situação de constante conflito civil, com a formação de guerrilheiros: de um lado, o Talibã, apoiado pelo Paquistão, Estados Unidos e Arábia Saudita, do outro, os grupos revoltosos contra a ordem dominante.

O Talibã passou a ser reconhecido como governo do Afeganistão. No entanto, é visto como um dos governos mais severos pelo qual o mundo islâmico já passou. Nele, os direitos políticos das mulheres foram suspensos e o direito de ir e vir foi tornado limitado.

This post was last modified on 19 de agosto de 2015 10:50

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024