Economia e Política na América Platina: Argentina, Uruguai e Paraguai


Economia e Política na América Platina

A América Platina é formada por três países que são banhados pela bacia hidrográfica do Rio da Prata: Argentina, Uruguai e Paraguai. A economia e a política destes três países, todos membros do Mercosul, possuem algumas peculiaridades, mas que se relacionam diretamente com o comércio exterior e a política externa do Brasil.

A América Platina

Como membros do Mercosul, é possível aos brasileiros entrar na Argentina, no Uruguai e no Paraguai sem passaporte, apenas com cédula de identidade. Além disso, é possível adquirir produtos de fabricação local sem impostos de alfândega e importação (o que não incluem os produtos adquiridos no Paraguai, porém fabricados na China).

A América Platina possui cerca de 50 milhões de habitantes, porém, grande maioria é Argentina (40 milhões), o maior país dos três. A Argentina e o Uruguai possuem majoritariamente descendência europeia, enquanto o Paraguai possui população de ameríndios e mestiços.

Negócios e Política

Os três países apresentam boa parte de sua produção econômica agrária, porém também movimentam dinheiro com turismo e indústria. A Argentina é o país mais industrializado dos três, enquanto o Paraguai tem bons lucros com o turismo de comércio. O Uruguai é mais agrário, mas também têm algumas indústrias.

A Argentina presenciou uma guinada neoliberal recente com a eleição do presidente Mauricio Macri. Uruguai e Paraguai apresentam na política governos mais progressistas, com características de centro e centro-esquerda no espectro político. Durante o Século XX, os três países passaram por períodos de ditaduras cívico-militares, assim como o Brasil. O caso mais conhecido é o argentino, em que mães de desaparecidos políticos formaram o movimento das Madres de la Plaza de Mayo.

Os três países são grandes consumidores de produtos brasileiros. O Brasil exporta automóveis, além de outros bens de consumo, produtos do agronegócio e bens para indústrias transformadoras para os três países da América Platina.