Energia no Brasil: Gás Natural, Álcool, Carvão Mineral e Termelétricas

Energia no Brasil

O Brasil é um dos países com maior diversificação de sua matriz energética. Matriz energética é o conjunto de fontes utilizadas para a geração de energia.

Além da variedade, o país se destaca em outro aspecto, que é a participação das fontes renováveis dentro da matriz energética. Enquanto a média mundial de participação dessas fontes é de 14,1%, no Brasil elas constituem 43,5%.

Vale ressaltar que o país passa longe de ser um dos protagonistas na utilização de energia solar e eólica. No entanto, os combustíveis derivados da cana, as hidrelétricas, a lenha e o carvão vegetal e a energia nuclear contribuem para esses números bastante animadores.

Apesar disso, o país ainda tem forte dependência do petróleo, que corresponde a 36% da matriz energética, um dado preocupante, já que, além do petróleo ser uma fonte não renovável, o país vem entregando a exploração e processamento do petróleo ao capital estrangeiro, o que tende a elevar o custo operacional do país.

Gás natural

O gás natural é uma fonte energética de origem fóssil, portanto não renovável. Já responde por 12,3% da energia consumida no país. Trata-se de um composto de hidrocarbonetos leves, uma combinação de metano, butano, etano e propano com outros gases produzidos pela degradação da matéria orgânica.

É extraído de rochas porosas profundas e, sob condições específicas de pressão e temperatura, transforma-se no gás combustível.

Álcool

Trata-se de um combustível renovável, de origem vegetal, cuja principal matéria prima é a cana de açúcar. É produzido por meio de um processo de fermentação de açúcares, da hidratação do etileno ou da redução a acetaldeído 12.

Os combustíveis derivados de cana respondem por 17,5% da matriz energética brasileira, sendo a mais utilizada fonte renovável.

Carvão mineral

Apesar de ser a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo, principalmente em países altamente industrializados, o carvão mineral responde por apenas 6% da fonte energética brasileira.

É um dado positivo para o país, pois o carvão mineral é considerado um dos maiores poluentes da atmosfera, do subsolo, lençol freático, rios, lagos e solos. Além disso, é uma fonte não renovável e o carvão mineral brasileiro é de baixa qualidade, sendo somente 0,1% das reservas mundiais.

Termoelétricas

As usinas termoelétricas respondem por 20% da energia produzida no Brasil. É uma fonte de energia barata, mas extremamente poluente, já que é produzida a partir de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o óleo diesel, o gás natural e o óleo combustível.