Europa Física: Aspectos, Litoral, Penínsulas, Mares, Ilhas, Estreitos e Hidrografia


Europa Física

A Europa é composta por 49 países, que estão distribuídos em um território de 10.498.000 km².

O continente tem altitude média de 350 metros. As planícies são o relevo predominante no continente, com destaque para a Planície Russa e a Planície Germano-Polonesa. O continente é servido por importantes cadeias de montanhas e planaltos, em que se destacam o Maciço Central Francês e o Planalto Central Russo.

Entre os principais rios do continente europeu estão: Reno, Pó, Volga, Danúbio, Tâmisa, Tejo, Douro, Ural e Loire. Por ser um continente essencialmente de geografia plana, os rios desempenham importante papel econômico, principalmente no transporte de mercadorias.

A vegetação ao sul tem a predominância de arbustos, enquanto nas regiões centrais predominam as estepes. Já no norte do continente, nas regiões mais frias, a taiga e a tundra são as vegetações predominantes.

Quanto ao clima, predomina no continente europeu o clima temperado, sendo que ao sul há presença do clima mediterrâneo, quente e seco, enquanto no extremo norte predomina o clima polar. A região central e o leste europeu têm predominância de clima frio, presente também nas regiões montanhosas. Enquanto isso, na região oeste, banhada pelo Oceano Atlântico, a característica que se destaca é a alta umidade, compondo com o clima temperado.

Penínsulas e mares

Outro traço físico característico do continente europeu são as penínsulas, um tipo de formação geológica em que uma extensão de terra é cercada e mar por quase todos os lados, diferindo das ilhas por estarem ligadas ao continente. É o que acontece com a Escandinávia, a Península Ibérica, a Península Balcânica, a Itálica, a Crimeia, a Bretanha, a Kola e a Jutlândia.

O continente é banhado a oeste pelo Oceano Atlântico, ao norte, pelo Oceano Ártico, e ao sul pelo mar Mediterrâneo.

Além do Oceano Atlântico, do Mediterrâneo e do Ártico, a Europa é banhada por diversos outros mares, sendo alguns dos mais conhecidos o Mar Egeu, o Mar Tirreno, o Adriático, o Mar Vermelho, o Mar Jônico, o Mar da Groenlândia, o Mar Barents, o Mar do Norte, o Mar Báltico, o Mar Negro e o Mar da Noruega.