Fontes de Energia: Carvão, Petróleo, Gás Natural e Usinas Termelétricas e Nucleares

Fontes de Energia

A sociedade humana é movida a energia. Indústrias, veículos, redes elétricas, etc. As fontes energéticas são os recursos que alimentam sistemas que fornecem energia.

Esses recursos podem ser renováveis ou não renováveis. Os recursos renováveis são aqueles que podem ser produzidos ou cuja fonte é, aparentemente, inesgotável. Os não renováveis são aqueles que não podem ser produzidos e que se encontram em quantidade limitada na natureza, como é o caso do carvão, do petróleo e do gás natural.

Usinas Termelétricas e Nucleares

As usinas termelétricas e nucleares são exemplos de fontes energéticas que se alimentam de recursos não renováveis, como é o caso do petróleo, o gás natural, o carvão e o óleo combustível.

As usinas nucleares se alimentam de materiais radioativos, principalmente o urânio. Essa fonte é utilizada por 31 países e é responsável por 10% da energia elétrica consumida no mundo. A energia é produzida pela fissão atômica, um processo que leva o átomo a se dividir e produzir energia que move as estruturas da usina.

A usina termelétrica gera energia a partir da queima de combustíveis fósseis.

Petróleo

O petróleo é o combustível mais utilizado na produção de energia, seja nas usinas termelétricas ou na produção de gasolina e diesel para movimentar os veículos automotores. É encontrado no subsolo ou no fundo dos oceanos.

A Venezuela possui 17,5% das jazidas de petróleo do mundo.

Carvão

O carvão é um mineral explorado em jazidas, sendo China, Estados Unidos, Austrália e Rússia os maiores produtores. A China produz 50% do carvão mineral consumido no mundo.

Gás natural

O gás natural é encontrado no interior das rochas. É composto de hidrocarbonetos e, em condições atmosféricas normais, se mantém no estado gasoso. Seus componentes são o etano, o metano e o propano.

É utilizado principalmente como combustível para as usinas termelétricas.