Mineração no Brasil: Bauxita, Cassiterita, Ouro, Cobre, Nióbio, Sal e Calcário


Mineração no Brasil

A mineração é uma atividade econômica que tem por finalidade abastecer a indústria de transformação, de bens de produção e de consumo com minerais usados nesses processos.

Os metais possuem papel importante na engrenagem econômica, principalmente em países onde há forte atividade extrativista, como é o caso do Brasil. A mineração no Brasil tem participação de 5% no PIB nacional. No primeiro semestre de 2017 o setor teve superávit de US$ 11,5 bilhões em balança comercial, o que significa 21% de participação nas vendas feitas para o mercado externo.

Esse superávit comercial é comandado pelo ferro, seguido do carvão mineral e do potássio, mas a mineração no Brasil tem o portfólio mais diversificado no setor, e extrai minerais como bauxita, cassiterita, ouro, cobre, nióbio, sal e calcário.

Principais minérios

Vamos saber mais sobre esses minérios, sua principal utilização na atividade econômica e onde eles são produzidos em abundância no Brasil.

– Bauxita – A bauxita é o principal minério do alumínio, bastante utilizado em estruturas e acabamentos na construção civil. O maior estado produtor é Minas Gerais.

– Cassiterita – A cassiterita é o principal minério do estanho, utilizado na indústria de transformação, sendo o estado do Amazonas o maior produtor.

– Ouro – Metal utilizado na confecção de moedas, joias e decoração, tendo como maior produtor o estado de Minas Gerais.

– Nióbio – É o metal mais cobiçado da atualidade, utilizado na fabricação de componentes para automóveis, gasodutos, turbinas de avião, tomógrafos de ressonância magnética, indústria aeroespacial, nuclear, de armamentos, bens eletrônicos e outros. Minas Gerais é o maior produtor.

– Sal – O sal marinho e o sal-gema, utilizados na alimentação, na conservação de alimentos, em herbicidas, refrigeração e curtume de couro, têm os estados do Rio de Janeiro e Alagoas como principais produtores.

– Calcário – O calcário é utilizado na fabricação de cimento e no tratamento da acidez do solo. Tem o estado de Minas Gerais como seu maior produtor.