Movimentos da Terra


Movimentos

O planeta Terra realiza uma série de movimentos, sendo que alguns deles interferem diretamente na vida terrestre, enquanto alguns outros movimentos não possuem um efeito tão perceptível para os habitantes do planeta.

Embora apenas alguns destes movimentos possuam uma interferência direta para a vida, são ao todo catorze movimentos diferentes realizados pelo planeta Terra, dos quais os mais conhecidos e importantes são os movimentos de translação e rotação.

A rotação é o movimento realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, sendo este o movimento que dá origem ao ciclo diário, com duração de 24 horas. Este movimento é realizado de oeste para leste, com uma velocidade aproximada de 1.666 km/h.

Já a translação é o movimento que a Terra realiza em torno do sol, originando o ciclo anual. Este movimento tem a duração total de 365 dias, além de 5 horas e 48 minutos que originam os anos bissextos a cada quatro anos.

Outros movimentos importantes da Terra

Além dos movimentos de rotação e translação, outros três movimentos da Terra possuem uma importância maior, que são a precessão, a nutação o deslocamento do periélio.

A nutação é uma variação que acontece no eixo rotacional da Terra a cada 18 anos, aproximadamente. Já a precessão, um movimento giratório causado pela projeção do eixo da rotação do planeta, possui um ciclo muito maior, de 25.770 anos.

Já o deslocamento do periélio é uma variação que ocorre na órbita terrestre em torno do sol, na qual o periélio (ponto do planeta mais próximo do sol) sofre uma alteração, o que ocorre com um ciclo de aproximadamente 21 mil anos.

Outros movimentos da Terra

Além destes movimentos que possuem uma maior importância para a vida na Terra, existem outros nove movimentos que não possuem uma grande relevância. Confira a seguir os demais movimentos da Terra:

– Obliquidade da eclíptica
– Variação da excentricidade da órbita
– Movimento de centro de massa Terra-Lua
– Movimento em torno do centro de massa do sistema solar
– Movimento das marés
– Perturbações planetárias
– Movimento helicoidal
– Rotação junto com a galáxia
– Translação junto com a galáxia