Geografia,

Oceanos

Os oceanos consistem no elemento importante para a constituição da superfície do planeta Terra. Eles compõem a maior parcela da hidrosfera em nosso planeta. Além disso, os oceanos são divididos em cinco. São eles:

Oceanos

• Oceano Atlântico: É aquele que faz a separação das Américas da África e da Eurásia.
  • Oceano Glacial Ártico: Em alguns casos pode até ser considerado um mar do Atlântico. Ele está localizado ao redor do Polo Norte, mais especificamente entre trechos da América do Norte e da Eurásia.
  • Oceano Glacial Antártico: Envolve a Antártida.
  • Oceano Pacífico: Separa a Oceania e a Ásia do continente americano.
  • Oceano Índico: Está localizado entre Austrália e África e ainda banha o sul da Ásia.

Os oceanos ocupam boa parte do território terrestre e foram essenciais para o surgimento da vida em nosso planeta como a conhecemos. As formas de vida mais primitivas que existem hoje na Terra são encontradas nos Oceanos, tais como cnidários (organismos pluricelulares de estruturas simples) e as esponjas (organismos sésseis e se alimentam por filtração).

A morfologia dos oceanos

Além de uma incrível variedade de vida que pode ser encontrada nas profundezas dos oceanos, é possível denotar também que eles contam também com uma morfologia rica e diferenciada. Sendo assim, a morfologia dos oceanos é dividida e compreende:

– Plataforma Continental: É uma região de pouca profundidade, pois atinge a marca de 200 m, tendo assim uma característica plana. A água que efetua cobertura na Plataforma Continental tem a tendência de apresentar vida marinha em quantidade significativa e a grande parte da pesca é efetuada nesse trecho. Além disso, na Plataforma Continental é possível encontrar uma intensa produção de petróleo e também de gás, que são oriundos das rochas que ficam localizadas abaixo destas plataformas.

A Plataforma Continental também pode ser chamada de Plataforma Submarina.

– Talude Continental: É a parte do fundo do mar que apresenta um declive muito saliente e está localizado entre a margem continental e a plataforma continental, região onde se iniciam as planícies abissais.

– Planícies Abissais: São constituídas entre as margens continentais e as dorsais oceânicas. As Planícies Abissais são regiões que apresentam uma geografia plana e uniformizada, podendo ficar em torno dos 4.000 m de profundidade.

– Borda Continental: É a região que demarca o limite com os fundos dos oceanos. A Borda Continental é encontrada no trecho final do Talude Continental.

– Dorsal Centro-Oceânico: Essas dorsais correspondem a correntes de montanhas localizadas nas profundezas do mar. De uma forma geral elas denotam uma ampla vastidão e também são escarpadas e geralmente são localizadas na região central dos oceanos. Elas chegam a medir 1000 km de largura e podem atingir até mesmo uma altura de 3000 m.

– Fossas Abissais: Elas também são chamadas de Fossas Oceânicas, bem como são considerados os trechos mais fundos dos oceanos, atingindo assim uma média de 7000 a 8000 m de profundidade e podem também medir milhares de quilômetros de distância.

– Falésias: São formas de relevo que possuem alturas variadas e são constituídas por causa da ação das ondas do mar sobre as rochas. Elas se encontram em regiões litorâneas.

Além de dominarem a crosta terrestre, os oceanos também exercem uma importante atuação ecológica, uma vez que eles são responsáveis pela absorção de significativas quantidades de dióxido de carbono. Além disso, algumas regiões oceânicas contam o plâncton, que é um componente essencial para preservação da vida em nosso planeta, O plâncton absorve o dióxido de carbono e efetua o desprendimento do oxigênio.

Vale salientar que os 70% do oxigênio que a cada ano é acrescentado na nossa atmosfera é oriundo do plâncton encontrado no oceano. Porém é importante salientar que hoje em dia o plâncton, devido a ações desmedidas dos humanos, está sendo gradativamente extinto.

As características dos Oceanos

Cada oceano possui as suas particularidades e características. As características dos três maiores oceanos são elas:

– Oceano Atlântico: É considerado o segundo maior oceano em extensão e ocupa aproximadamente um quinto da superfície do nosso planeta. O seu nome é oriundo de um personagem da mitologia grega, chamado Atlas. Além disso, ele é dividido pela linha do Equador constituindo assim o Atlântico Norte e o Atlântico Sul.

– Oceano pacífico: É o maior dos oceanos e ocupa cerca de 180 milhões de quilômetros quadrados. Além disso, é o oceano com maior profundidade. Também já foi registrada em suas águas a maior temperatura que um oceano pode apresentar: 404 graus Celsius a uma profundidade de dois mil metros.

O formato do oceano pacífico é circular e boa parte das suas áreas apresentam profundidades elevadas.