Os oceanos do planeta


A Terra é, na verdade, um planeta formado de água. Quem nunca viu uma imagem do globo terrestre, ou até mesmo uma fotografia ou representação feita do espaço, e não se assustou ou se encantou com a imensidão azul que é nosso planeta?

Os oceanos do planeta

Todo esse visual azul é facilmente traduzido em inúmeros: mais de 70% de toda a superfície terrestre é constituída por água, sendo que cerca de 97% é encontrada na forma de mares e oceanos. Pouco explorados, acredita-se que exista um gigantesco número de vidas e espécies desconhecidas que vivem nas profundezas das águas.

Graças à alta pressão, ainda é impossível ao homem explorar os territórios mais profundos dos mares. Até mesmo com equipamentos e máquinas robotizadas, o máximo que se alcançou até hoje foram 11 mil metros.

Muito ricos em nutrientes e minerais, os mares são fonte de vida e de sustento em todos os cantos do mundo, e foi devido à sua existência e parcial dominação que todos os continentes puderam ser descobertos pela civilização europeia entre o primeiro e segundo milênio depois de Cristo.

Veja neste artigo quais são os oceanos do planeta Terra, descubra onde estão localizados e quais as suas características determinantes.

Quais são os oceanos do Planeta, afinal?

O planeta Terra possui, ao todo, três diferentes oceanos. São eles o Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Pacífico. Veja mais detalhes de cada um deles a seguir.

Oceano Atlântico

Separando o continente americano do europeu e africano, o Oceano Atlântico tem esse nome graças a Atlas, um titã grego conhecido por carregar o mundo nas costas. Antes de Mercator divulgar o mapa-múndi, entretanto, esse oceano era simplesmente chamado de Mar do Norte.

Cobrindo cerca de 20% da superfície do planeta, uma média de 106 milhões de km², é considerado como o segundo maior oceano no que diz respeito ao tamanho, porém é o principal quando o assunto é comercialização e troca de mercadorias, sendo o principal meio de transporte hidroviário na sociedade capitalista da atualidade.

Oceano Índico

O menor entre os oceanos, o chamado Mar das Índias é bastante profundo. Localizado entre o oeste da Oceania e banhando as costas sudeste e leste da Ásia e da África, sua área é de cerca de 73 milhões de km².

Na História, este oceano tem uma grande representatividade, uma vez que está interligado a mares muito conhecidos como o Mar Vermelho, o Mar Mediterrâneo e o Canal de Suez, peças-chave para o comércio e trânsito da sociedade europeia antiga.

Oceano Pacífico

O maior entre os oceanos do planeta, o oceano Pacífico cobre cerca de um terço de toda a superfície terrestre, um total aproximado de 165 milhões de km². Seu nome surgiu como uma descrição para as águas mais calmas e mansas, algo que atualmente não é considerado como certo, uma vez que tipicamente ele é mais agitado que o Atlântico.

Sua localização é entre o oeste americano e leste e sudeste da África e Ásia. Este oceano também banha a Oceania e possui o ponto mais profundo de todo o mar já conhecido pelo homem, a fossa das Marianas.

É no Oceano Pacífico que ocorrem os eventos climáticos conhecidos como El niño e La niña, responsáveis diretos pela mudança do clima da América do Sul, seja na abundância ou escassez das chuvas.

Os Oceanos Ártico e Antártico, oceanos glaciais, também entram nesta lista?

Com o passar dos anos, os estudos e matérias vão alterando seus pontos de vista sobre determinados assuntos. Neste caso, atualmente consideram-se como oceanos do planeta apenas os três já citados anteriormente.

Porém, vale ressaltar que até pouco tempo atrás, os mares glaciais também eram considerados como oceanos, algo que ainda faz parte do ensinamento de muitas escolas.

A fim de não restar dúvidas sobre o assunto, a seguir veja as características e particularidades desses que também já foram chamados oceanos e que hoje são considerados como mares.

Oceano Glacial Ártico

Correspondendo a cerca de 21 milhões de km2, os mares árticos estão estendidos por todo o Círculo Polar atingindo os continentes europeu, americano e asiático. Eles banham, portanto, o hemisfério Norte, estando ligados ao Círculo Polar Ártico. Parte de suas águas encontram-se congeladas. Nesta parte do planeta Terra, é possível desfrutar de 6 meses de inverno polar e 6 meses de um verão ameno, mas que faz com que os gelos diminuam parcialmente.

Oceano Glacial Antártico

Da mesma forma que o oceano Ártico está ligado ao Polo Norte, os mares Antárticos estão localizados próximos ao Círculo Polar do Sul, estando mais próximos dos continentes sul-americano, da África e Oceania. Seu território é muito rico em relação à biodiversidade, e seu tamanho é medido em torno de 20 milhões de km².

Por fim, ainda falando sobre os oceanos do planeta, é importante destacar que mesmo correspondendo a mais de 70% de toda a Terra, essa água é salgada e, por isso, não potável.

O processo que retira todo o sal da água é muito complexo e caro. Sendo assim, é imprescindível lembrar que é preciso manter o cuidado com o gasto e consumo excessivo dos 3% de água potável da Terra.