Categorias Geografia

Produção de Petróleo no Brasil

O Brasil está no ranking dos maiores produtores de petróleo de todo o mundo. Porém, há aproximadamente 20 anos, nosso petróleo era quase que integralmente fruto de importações. A produção de petróleo no Brasil passou a ser intensa deste período para cá, quando o seu desempenho foi lá em cima. Para se ter uma ideia, hoje em dia o país já é totalmente autossuficiente com este produto, atendendo a todo o mercado interno.

Dados gerais sobre a produção de petróleo no Brasil

De acordo com estatísticas divulgadas pela própria Petrobras, a produção de petróleo atual no país ultrapassa dois milhões de barris diários. E é exatamente esse dado que coloca o nosso território em 17º maior produtor de petróleo mundial, ficando atrás unicamente da Venezuela no que se refere à América Latina.

As expectativas para os próximos anos também são altas: estima-se que a produção brasileira será a segunda maior do mundo, ficamos apenas atrás do Iraque.

Para 2015, a meta de produção era de 2,125 milhões de barris diários. Surpreendentemente, ela foi ultrapassada: 2,128 milhões de barris foram fabricados por dia, sendo mais de 1/3 da produção oriunda do pré-sal.

Essa foi a primeira vez em que a meta de produção do Plano de Negócios e Gestão da Petrobras foi superada, representando uma alta de 4,6% quando em relação à 2014 e 0,15% superior ao que era previsto para o ano.

Além disso, a média produtiva de petróleo na camada do pré-sal também foi superada, sendo ela a maior de todos os tempos – 767 mil barris do produto foram produzidos por dia, número 56% superior à produção nesta mesma região em 2014.

Mas o que é a camada pré-sal?

No ano de 2005 a camada pré-sal foi descoberta com inúmeras jazidas produtivas de petróleo. A camada está localizada no estado de São Paulo, mais especificadamente, abaixo do mar do baixada santista – ficando a cerca de 800 km da região litorânea.

Mesmo com a descoberta há 11 anos, a exploração da região só pode ser iniciada após uma série de estudos e pesquisas. Sendo assim, ela passou a ser realizada somente em 2012, tanto pela Petrobras como principalmente por empresas privadas.

Tais empresas, por sua vez, só são autorizadas à exploração por meio de leilões previstos sempre em edital da Petrobras.

Mesmo com alta capacidade e desempenho na produção de Petróleo, hoje o Brasil ainda importa quantidades significativas do mesmo para abastecimento interno. Os motivos são tanto técnicos como especialmente econômicos:

  • Técnico: o petróleo mais apropriado para uso nas refinarias do território brasileiro é o “petróleo light’, que por sua vez, é praticamente encontrado só em jazidas do exterior;
  • Econômico: se por um lado o petróleo que importamos é sempre pago a prazo (por meio de várias prestações), o petróleo exportado para outros países é pago à vista. Na balança comercial do país (e no próprio crescimento do PIB) esse fator faz uma grande diferença.

Onde ocorre a produção de Petróleo no Brasil

Atualmente, a produção petrolífera no Brasil ocorre em nove diferentes bacias. Porém, só quatro delas são realmente significativas, sendo elas: Bacia de Santos, Bacia do Recôncavo Baiano, Bacia de Campos e Bacia do Espírito Santo.

Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas a seguir.

  • Bacia de Santos

A Bacia de Santos é atualmente a bacia de maior potencial para a produção de petróleo. Além disso, os estudos apontam que esta é a petrolífera com maior possibilidade de crescimento nos próximos anos.

Isso porque é dentro desta bacia que a famosa camada do pré-sal está localizada, sendo explorada de modo gradativo e cada vez mais significativo de 2012 para cá.

A bacia se inicia no litoral da região sul do Rio de Janeiro, mesmo que sua maior concentração esteja na Baixada Santista. A bacia de Santos se estende até Santa Catarina (nas praias do norte do estado).

  • Bacia do Recôncavo Baiano

A bacia do Recôncavo Baiano, localizada na Bahia, é a segunda maior do Brasil no que se refere ao volume de produção. Ela também é a mais antiga do país, uma vez que começou a ser explorada em meados da década de 50.

  • Bacia de Campos

Já a Bacia de Campos é a principal entre as petrolíferas brasileiras. Hoje ela ainda é a responsável por grande parte da produção de petróleo, o que promete mudar nos próximos anos com o crescimento da Bacia de Santos.

A bacia é responsável pela contribuição de mais de 50 milhões de reais para o PIB – Produto Interno Brasileiro, concentrando 80% da produção entre os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

  • Bacia do Espírito Santo

Localizada no litoral sul baiano e central-norte capixaba, a Bacia do Espírito Santo se destaca por outro motivo: a alta capacidade de extração de óleo e gás natural.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023