Geografia,

Projeto educação ambiental

A preocupação com o meio ambiente é um assunto que está sempre em discussão na sociedade atual. É comum que empresas, fábricas e até a população em geral realizem ações em prol da natureza, como uma forma de reduzir os impactos causados no meio ambiente pelo uso incorreto dos recursos naturais. Dessa forma, o cuidado em preservar a natureza se tornou assunto mundial e tema para infinitos projetos de conscientização.

Projeto educação ambiental

Diante desse cenário de preocupação e mudança de hábitos, surgiram inúmeros projetos de educação ambiental. A princípio, as ações desses projetos eram mais voltadas para o espaço escolar, mas hoje estão por toda a parte.

Projeto Educação Ambiental nas escolas

O ambiente escolar é o espaço destinado para a formação intelectual das crianças, e por isso, são nesses espaços que os projetos de educação ambiental começaram a se desenvolver. Desde os anos iniciais da educação infantil até o ensino médio são desenvolvidos projetos que tem a finalidade de conscientizar e incentivar as crianças e jovens a repensarem suas ações, de modo a respeitarem o meio ambiente.

Os projetos de educação ambiental variam de acordo com a idade dos alunos, indo desde campanhas de arrecadação de materiais recicláveis até ações mais complexas.

Principais projetos de educação ambiental

– Campanha de arrecadação de caixinhas de leite – as caixas de leite são fabricadas com material que, se descartado na natureza, leva um tempo muito longo para se decompor. Dessa forma, costuma-se reutilizar as caixinhas de leite para outras finalidades. É comum que as escolas e até mesmo as creches façam campanhas de arrecadação, nas quais os alunos levam as caixinhas de leite vazias para a escola e dão a elas um novo uso.

– Campanha de arrecadação de óleo usado – o óleo de cozinha, se despejado na pia como muitas pessoas costumam fazer, traz sérios riscos para o meio ambiente, contaminando grandes quantidades de água. Dessa forma, é comum que as escolas engajadas em projetos de educação ambiental também arrecadem óleo de cozinha usado, e depois, destinem a quantidade acumulada para a fabricação de sabão em barra.

– Horta orgânica – outra iniciativa realizada como projeto de educação ambiental nas escolas é a construção de uma horta orgânica dentro da própria escola. Nesse tipo de projeto, as crianças plantam utilizando como adubo restos e cascas de alimentos, como uma forma de reaproveitamento. Em algumas escolas, as verduras cultivadas são utilizadas na própria merenda, ou são doadas para os pais como uma forma de mostrar os resultados do trabalho realizado.

– Fabricação de brinquedos com materiais recicláveis – outro tipo de projeto de educação ambiental é a fabricação de brinquedos com materiais recicláveis. Nesse tipo de projeto, os professores arrecadam os materiais levados pelos alunos e ensinam cada um a montar o seu próprio brinquedo, mostrando que os materiais que antes iam para o lixo podem ser reaproveitados de outras formas.

– Feira de ciências – esse tipo de projeto também é realizado com frequência nas escolas, e vez ou outra, costuma ser associado com as questões ambientais. Nesses projetos, os alunos desenvolvem experiências como simulador de fabricação de energia, utilizando como base recursos naturais renováveis. Esse tipo de projeto costuma ser realizado com alunos do ensino fundamental e médio, que já possuem alguns conhecimentos de física e química.

Esses são alguns dos projetos que são realizados no espaço escolar com o intuito de conscientizar as crianças, fazendo com que elas cresçam com ações mais sustentáveis e preocupadas com o meio em que vivem.

No entanto, os projetos de educação ambiental não se restringem e nem podem estar limitados apenas à escola, uma vez que, para que tenham resultados, é preciso que todas as ações, tanto dentro quanto fora das escolas, sejam construídas de forma consciente e ecologicamente correta.

Dessa forma, surgem outros projetos desenvolvidos nas cidades e bairros que possuem a mesma finalidade: tornar as ações mais sustentáveis, preservando o meio ambiente. Um dos mais conhecidos é a coleta seletiva, onde se incentiva as pessoas a separarem o lixo orgânico dos materiais que podem ser reciclados ou utilizados para outra finalidade. Nestes casos, tem-se uma instituição ou organização responsável por realizar a coleta, a qual pode ser diária ou semanal, dependendo da demanda de cada bairro ou cidade.

Seja na casa, no trabalho ou na escola, os projetos de educação ambiental cumprem um importante papel, contribuindo de forma significativa para a preservação e conservação da natureza. O fator mais interessante de todos esses projetos e campanhas é que eles mostram para os cidadãos que através de pequenos gestos, como separar o lixo, por exemplo, pode-se fazer a diferença no mundo em que se vive.

Quando esses projetos começam nas escolas e são seguidos também dentro das casas, com o apoio dos pais e da família, as crianças crescem com essas ações enraizadas em si, contribuindo para que a mudança para o melhor seja contínua e significativa.