Resumo Califórnia


A Califórnia consiste em um dos 50 estados que formam os Estados Unidos da América. Entre todos eles, a Califórnia se destaca como o mais populoso (com algo como 37 milhões de habitantes) e o terceiro maior, perdendo apenas para o Texas e para o Alasca.

Resumo Califórnia

Entre os 20 maiores municípios estadunidenses, quatro estão localizados na Califórnia, sendo eles: Los Angeles, San Diego, São José e São Francisco. Porém, nenhum deles é a capital do estado, que é a cidade de Sacramento.

Neste artigo, vamos conhecer um resumo Califórnia com os principais aspectos, informações e características deste estado norte-americano.

Histórico da Califórnia

O território californiano foi, pela primeira vez, explorado e colonizado pelos espanhóis. Porém, foi durante a Independência Mexicana (ocasionada após a Guerra da Independência do México) que a terra foi dominada pelos mexicanos (com reconhecimento formal pelos espanhóis no ano de 1836). Os norte-americanos só puderam anexar a Califórnia ao seu território após vencer uma guerra contra o México na década de 1850.

A Califórnia possui uma espécie de cognome, sendo ele “Golden State” – que na tradução literal significa ‘Estado Dourado’. A razão para ser assim chamado é por conta de uma corrida pelo ouro, realizada no ano de 1849, que atraiu milhares e milhares de indivíduos para a região.

A origem para a escolha do nome ‘Califórnia’ também é interessante, uma vez que a ideia veio da novela “As Aventuras de Esplandián”, escrita no século XVI por Garci Montalvo. O espanhol descreveu, durante a novela, uma ilha paradisíaca na costa oeste do Norte da América e chamou-a de Califórnia.

O estado da Califórnia faz fronteira ao Norte com Oregon, a Oeste com o Oceano Pacífico, a Leste com Nevada e Arizona e ao Sul com o estado de Baja Califórnia (mexicano).

Demais informações e curiosidades sobre a Califórnia

A seguir, vamos conferir as principais informações sobre o estado da Califórnia separadas por tópicos.

Economia

Nos dias de hoje, as principais atividades econômicas do estado californiano são as seguintes: comércio, finanças, indústria, turismo, prestação de serviços e tecnologia.

Vale destacar que hoje o estado reflete no maior e mais importante polo industrial estadunidense. Só para ter uma ideia, se o Estado fosse uma nação, ele seria a sétima economia mundial.

O PIB californiano é de 1,55 trilhão (sim, trilhão) de dólares. Para se igualar ao potencial econômico da Califórnia seria preciso juntar as economias do Japão, França, Alemanha e até mesmo da Antiga União Soviética.

O estado também é o maior produtor agrícola dos Estados Unidos, com predominância no cultivo de uva, algodão, laranja, milho, tomate, aspargos, arroz e soja. Além disso, a exploração de florestas e pesca também são atividades de grande importância na região.

As indústrias que mais crescem no estado da Califórnia são as indústrias cinematográficas e de avião, que estão localizadas principalmente na cidade de Los Angeles. O extrativismo mineral também tem participação significativa no PIB, o que se dá pela produção de gases naturais (como o petróleo, por exemplo) e pela exploração de minas de ouro, chumbo, prata, cobre e jazidas de bórax/zinco.

O Vale do Silício também está localizado no estado da Califórnia, sendo ele um polo que concentra as maiores e mais importantes multinacionais do mundo nos setores de informática e tecnologia.

Clima

Predomina-se no estado da Califórnia o clima temperado e mediterrâneo. Sendo assim, durante o verão as temperaturas podem ser excessivamente altas, chegando à média de 33 graus célsius. Por outro lado, o clima pode chegar a temperaturas negativas durante o inverno, geralmente seco.

Principais pontos turísticos

Os pontos turísticos mais visitados da Califórnia são: Palm Springs, Parque Nacional de Yosemite, Centro Musical do Condado de Los Angeles, Topanga Canyon, Universal Studios (Los Angeles), Sinal de Hollywood, Estação de Esqui Big Bear, Prais de Los Angeles (como Venice Beach, Santa Mônica e Malibu), Canyon de Monterey, Cascatas Bridal Veil e Falha de Santo André.

Outras informações e curiosidades sobre o estado da Califórnia que também podem interessar são as seguintes:

  • Atualmente, o estado da Califórnia é o que possui a maior concentração de imigrantes latino-americanos quando em comparação a todo o território norte-americano;
  • Algo como 93% dos californianos vivem na região urbana do estado, e apenas 7% em áreas mais afastadas;
  • A densidade demográfica do estado é de 95,1 moradores por km²;
  • Os indivíduos nascidos no estado são chamados de californianos;
  • A cidade de Los Angeles, localizada no território, é a 8ª mais rica de todo o mundo. Nos EUA ela ainda perde para Chicago e Nova York;
  • Algo como 12% de toda a população norte-americana vive no estado da Califórnia;
  • No que diz respeito à religião o estado da Califórnia é predominante cristão – são algo como 38% católicos, 41% protestantes, 3% de outras religiões cristãs, 3% outras religiões e 18% sem religião.