Resumo Cidade do México


O México é um país com uma cultura extremamente forte e reconhecida em todo o mundo. Grande parte de sua atividade cultural possui representação em sua capital, a Cidade do México. Além de centro cultural, a capital se trata de uma das maiores metrópoles urbanas do mundo. Atualmente, a população do município é superior a oito milhões de pessoas, sendo a cidade mais populosa do país e da América do Norte.

Resumo Cidade do México

Localizada no centro-sul do México, a cidade ainda reúne uma região metropolitana de mais de 40 municípios que se localizam no entorno da capital. Contabilizando todas as cidades que fazem parte da região, a população da grande Cidade do México ultrapassa os 20 milhões de pessoas, o que representa cerca de 20% da população atual de todo o país.

Como um grande expoente cultural, a Cidade do México reúne diversos pontos históricos que marcaram a formação do país e do município. Conheça agora alguns dos principais locais turísticos localizados na cidade.

Teotihuacán

A origem asteca do México tem forte influência na cultura do país e, obviamente, na cidade do México. As pirâmides construídas no período de 2 séculos a. c. estão localizadas a poucos quilômetros da capital (50 km) e estão abertas a visitação do público. Entre os destaques das ruínas, estão a Pirâmide do Sol e a Pirâmide da Lua, que podem ser visitadas e escaladas pelos turistas. Ambas oferecem uma visão privilegiada de todas as construções astecas do terreno.

Para visitar as ruínas de Teotihuacán, basta adquirir uma passagem de ônibus no terminal rodoviário da cidade. Os ônibus são especializados em levar turistas para conhecer o ponto e os horários são bastante variados. A entrada do parque deve ser adquirida na bilheteria do local.

Zócalo

O Zócalo (palavra que significa “base”) é uma das maiores praças do mundo, localizada no centro da Cidade do México. O espaço é originalmente chamado de Plaza de la Constituición. O novo nome se deu devido à falta de conclusão de um monumento programado para ser construído no espaço. Como a construção nunca chegou a ocorrer, ficou apenas o “Zócalo”, ou seja, a base de toda a ideia.

O Zócalo é uma praça reconhecida internacionalmente por reunir turistas e proporcionar belas fotos com a grande bandeira do México que é hasteada na praça. O local também é rodeado de pontos turísticos, como a Catedral Metropolitana da Cidade do México e o Palácio Nacional, local onde está concentrado o governo federal do país.

Catedral Metropolitana da Cidade do México

Localizada no Zócalo, a Catedral Metropolitana da Cidade do México também é um dos pontos turísticos mais visitados da capital. A igreja é uma das mais antigas do continente e segue em funcionamento até os dias de hoje, com cultos ocorrendo várias vezes ao dia. A construção data do século 18, quando teve sua obra concluída a mando do espanhol Hernán de Cortés.

A formação da Catedral Metropolitana se concentra em cinco altares principais e 14 capelas secundárias, que podem ser acessadas pelas laterais da igreja. O ambiente possui uma decoração barroca, com detalhes em madeira e diversas imagens religiosas expostas. No mesmo ambiente também é possível visitar o Sagrario, outro ponto histórico que data do século 18.

Museu Frida Kahlo

A pintora Frida Kahlo teve sua vida eternizada no museu Casa Azul, local onde morou e teve seu atelier instalado até a sua morte. O local é repleto de elementos de sua vida pessoal e apresentado com os mesmos objetos que a pintora utilizava no dia a dia. No museu, também estão expostas obras que vão desde a infância da artista até quadros de renome internacional. O espaço também conta com obras e objetos de Diego Rivera, marido de Frida e também artista plástico renomado no país.

Frequentemente, exposições relacionadas à artista também ocorrem no local, separadamente da casa. Nos últimos anos, uma exposição dedicada às roupas, diversos acessórios ortopédicos e próteses que a pintora utilizou após os diversos acidentes que sofreu em vida, está aberta a visitação dos turistas que passarem pela Casa Azul.

O Museu Frida Kahlo se localiza em um bairro mais afastado do centro (Coyoacán) mas pode ser facilmente acessado através do metrô da cidade. Próximo ao museu, também está o mercado de Coyoacán, local repleto de comidas típicas que podem ser degustadas no próprio espaço. O local também possui lembranças e outros objetos turísticos para venda.

As quatro atrações aqui citadas são apenas uma pequena parcela do que a Cidade do México tem a oferecer para os visitantes. Espaços renomados, como o Museu Nacional de Antropologia – local onde está localizada a Pedra do Sol – e a Basília de Guadalupe – um dos maiores templos religiosos do continente – também compõem o cardápio de opções variadas para quem deseja visitar a cidade. Além dos pontos históricos, a Cidade do México apresenta diversos locais modernos e tecnológicos que valem a visita!