Resumo Havaí


Seja sincero (a): quando você pensa no estado do Havaí, o que vem em sua cabeça de imediato? Muito possivelmente você vai se recordar de areia branca, coqueiros, praias paradisíacas e até mesmo aquelas danças de ‘hula-hula’.

Resumo Havaí

O Havaí realmente é tudo isso: e muito mais. Além de diversão, clima quente, surf, praias e ilhas, o estado também é dotado de cultura, história, economia e muito mais. Interessado (a) para conhecer mais sobre o Havaí? Fique com a gente neste artigo e se aprofunde nos conhecimentos sobre o 50º estado dos EUA, que é um dos mais desejados do território norte-americano.

Principais informações – resumo Havaí

Entre os 50 estados estadunidenses, o Havaí é o mais novo deles. A capital, Honolulu, está localizada na ilha de ‘Oahu’ e é o cartão postal do estado.

O Havaí está localizado na parte norte do Oceano Pacífico e conta com área de 16 mil km². Em tamanho, ele se assemelha ao estado brasileiro de Sergipe e possui algo como 1,3 milhão de habitantes (de acordo com o último senso).

Diferentemente de outros estados norte-americanos, o Havaí conta com dois idiomas nativos: o inglês e o havaiano. Assim como no resto do país, a moeda é o dólar americano.

E se você acha que o estado é formado apenas por ilhas e praias, saiba que está parcialmente enganado. A capital, por exemplo, se assemelha muito com Miami – pela alta concentração de restaurantes famosos, lojas de grifes, shoppings centers, hotéis e assim por diante.

Clima, economia, esportes e outros aspectos do Havaí

A seguir, confira um resumo do Havaí em diferentes aspectos.

Clima

O clima do Havaí é predominantemente quente. A temperatura geralmente varia entre 23ºC a 31ºC entre os meses de abril e outubro. Já entre novembro e março há uma leve queda de temperatura, fazendo com que o clima fique entre 18ºC e 28ºC. Dificilmente os termômetros ultrapassam 32 graus ou marcam abaixo dos 15.

Prática de esportes

Um dos principais motivos pelos quais milhares de turistas visitam a ilha do Havaí todos os anos você já deve saber: prática de esportes.

E se você acha que apenas os esportes aquáticos como o surf e suas variadas modalidades – tais como o bodysurfing, body boarding, mergulho (com ou sem snorkel), windsurfe e canoagem – são praticadas na região, mais uma vez está enganado (a).

Além destes, que realmente são predominantes no Havaí, outros esportes também praticados o tempo todo na ilha são os seguintes: tênis, corrida, paraquedismo, hipismo, iatismo, planador, ciclismo, asa delta, remo, voleibol e até mesmo patinação.

Economia

Considerando o tópico anterior, você também já deve saber que a economia do Havaí é baseada primariamente em turismo – responsável por algo como 72% da economia da região.

Além disso, o cultivo de produtos tropicais também contribui grandemente para o crescimento da economia da região. Entre eles, destacamos a cana de açúcar, arroz, abacaxi, cacau, tabaco e café. O Havaí também conta com alta concentração de indústrias, sendo a maioria delas no segmento de alimentos.

População

A diversidade étnica do território havaiano é algo realmente surpreendente. Além dos nativos, a região também conta com uma grande variedade de afro americanos, asiáticos, americanos asiáticos, americanos nativos, caucasianos e assim por diante.

Outros números interessantes envolvendo a população havaiana são os seguintes: o estado é o 3º norte-americano em número de matrimônios, e o 30º em divórcios; é o segundo em número de indivíduos vivendo na mesma casa e o 14º em número de indivíduos por km².

A população do Havaí é conhecida mundo afora graças a sua incrível hospitalidade, denominada pelos nativos como “espírito de aloha”.

Demais particularidades do Havaí

Entre os símbolos culturais do estado do Havaí podemos destacar:

  • Árvore predominante: aleurites moluccana, também conhecida como nogueira de iguape;
  • Peixe predominante: o humuhumunukunukuapua’a, apelidado unicamente por ‘humuhumu’;
  • Pedra preciosa: o coral;
  • A flor mais comum no Havaí é a hibiscus haviano;
  • A região conta ainda com um lema, sendo ele “Ua Mau ke Ea Ka Aina i Ka Pono”, que significa algo como: a vida é perpetuada por meio da justiça.

Curiosidades sobre o Havaí

  • Apenas um presidente na história dos EUA nasceu em território havaiano: Barack Obama;
  • As oito ilhas havaianas foram geradas a partir de vulcões. Só por lavas vulcânicas, estima-se que o Havaí tenha ganhado algo como 30 hectares desde o ano de 1983;
  • Um dos maiores episódios de terror da Segunda Guerra Mundial teve como palco o território havaiano. Em 1941, uma base militar localizada na capital do estado foi atacada por vários aviões japoneses. Foi depois deste ocorrido que os EUA decidiram entrar na guerra;
  • A flora do Havaí é uma das mais variadas de todo o planeta. Ao total, são mais de 2,5 mil diferentes plantas, sendo muitas delas encontradas apenas na região. Além disso, golfinhos e marlins também são frequentadores nativos da ilha.