Resumo Europa


A Europa é um continente localizado em três diferentes hemisférios: o hemisfério ocidental, setentrional e oriental. Ele faz fronteira com o norte africano, oeste asiático e está ao sul do Oceano Ártico Glacial e a leste do Oceano Atlântico.

Resumo Europa

As comunidades que habitaram na Europa no passado foram as responsáveis pela colonização de quase todo o mundo – o que inclui as Américas, Ásia e África. Não à toa, o continente europeu também é apelidado como ‘centro do mundo’.

Atualmente o continente europeu é formado por mais de 40 países. Dois deles, por sua vez, também possuem terras na Ásia: Rússia e Turquia.

Mesmo com tantos países, não se engane. A Europa é, na verdade, bem pequena: são algo como 10.180 mil km² de área total. Se não contássemos a Rússia, que está entre os 5 maiores países do mundo, o Brasil seria maior do que todo o continente europeu.

Neste artigo vamos conferir maiores informações sobre a Europa.,

A Europa

Para começar, vamos falar sobre os países que formam o continente europeu. São eles: Irlanda, Reino Unido, Bélgica, Malta, Suíça, Rússia, Polônia, Ucrânia, Hungria, Moldávia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Albânia, Portugal, Liechtenstein, Grécia, Turquia, Noruega, Suécia, Armênia, Estônia, França, Países Baixos, Alemanha, Luxemburgo, Áustria, Belarus, República Tcheca, Eslováquia, Romênia, Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Macedônia, Espanha, Andorra, Itália, San Marino, Islândia, Dinamarca, Finlândia, Letônia e Lituânia.

A seguir, confira os principais aspectos e informações envolvendo o continente europeu.

Clima

O clima europeu é predominantemente temperado – apesar de contar com inúmeras variações tanto oceânicas como continentais. Algumas áreas ao Norte contam com clima polar, enquanto algumas ao Sul com clima mediterrâneo e algumas poucas com clima alpino (basicamente predominante nas montanhas).

Hidrografia

A Europa também abriga alguns dos mais importantes rios de todo o mundo. Alguns deles são: o Rio Volga (localizado em território russo), o Rio Danúbio (que se inicia na Alemanha, passa por 7 países e desagua apenas no Mar Negro) e o Rio Reno, que passa por toda a região industrializada europeia (como França e Alemanha, por exemplo) e desagua na Holanda, no conhecido ‘Porto de Roterdã’.

Economia

Falando sobre os aspectos econômicos da Europa devemos destacar que o continente deu início a um extenso processo de recuperação depois de finalizada a 2ª Guerra Mundial.

Hoje o continente abriga grande parte das maiores potências em âmbito global, como é o caso do Reino Unido, Alemanha, França e Noruega.

E muito disso pode ser justificado graças à atuação da UE (União Europeia), que nada mais é do que o mais forte bloco econômico de todo o mundo.

População demográfica

Os dados mais recentes informam que a população atual europeia é de algo como 740 milhões de habitantes. Porém, esse número muda com frequência, o que é um reflexo dos fluxos de migração interna (possibilitados pela UE) e externa. Com taxas de mortalidade e de natalidade baixíssimas, a faixa etária média da população também vem se tornando cada vez mais alta.

Outras informações importantes sobre a Europa são as seguintes:

  • Principais penínsulas europeias: Jutlândia, Itálica, Ibérica, Escandinava e Balcânica;
  • Ilhas: Ilha de Sicília, Islândia, Creta, Córsega e Ilhas Britânicas;
  • Altitude: a altitude do continente europeu é predominante baixa, sendo de, em média, 350m;
  • Tipos de vegetação: já os tipos de vegetação encontrados em continente europeu são Floresta temperada, Tundra, Floresta Boreal, Vegetações Mediterrâneas e Estepes;
  • Idiomas predominantes: as línguas mais faladas na Europa são o alemão, francês, inglês, russo, ‘polaco’ e italiano.

Mais curiosidades sobre a Europa

A seguir, confira algumas curiosidades que podem lhe interessar sobre a Europa.

  • O litoral da Europa é considerado ‘recordado’. Não à toa, a navegação, o transporte de cargas de uma nação para a outra e a própria instalação de portos são comuns em todo o continente.
  • Os índices sociais e de qualidade de vida da população europeia estão entre os mais altos de todo o mundo. Entre os motivos que tornam isso possível destacamos: baixa criminalidade, taxas de analfabetismo quase zeradas em grande parte dos países (principalmente nas nações do centro-oeste) e altíssima expectativa de vida.
  • O nome ‘Europa’ foi originado da mitologia grega. Europa era uma moça extremamente bonita, sendo uma das únicas capazes de chamar a atenção do Deus dos Deuses, Zeus.
  • Atualmente, a densidade demográfica do continente europeu é de 101 indivíduos por km².
  • Os países integrantes da União Europeia contam com a mesma moeda: o euro.
  • Além da União Europeia, outros blocos econômicos que também merecem destaque são os seguintes: EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio), CE (Comunidade Europeia), CECA (Comunidade Europeia de Carvão e Aço) e EEE (Espaço Econômico Europeu).
  • Nos dias de hoje, o país europeu considerado mais rico é Luxemburgo. Só para se ter uma ideia, a renda per capita da nação é de algo como 43 mil dólares anualmente.
  • Por outro lado, o país com a maior qualidade de vida do mundo também está na Europa, mais especificamente na Noruega.