Resumo Flórida
O estado da Flórida está entre os principais destinos quando o assunto é turismo em território norte-americano. A península tem uma costa ampla e com alta concentração de resorts, praias e lugares paradisíacos. Em Orlando, cidade do estado da Flórida, estão os parques de diversão mais visitados de todo o mundo – como o complexo Walt Disney World, por exemplo. A seguir, confira um resumo Flórida com as principais informações sobre o estado.
Breve histórico sobre a Flórida
O estado da Flórida foi descoberto no ano de 1513. Porém, foi só em 1539 que a região deu início ao assentamento.
A cidade mais antiga dos EUA está localizada na Flórida, a “Saint Augustine”. No ano de 1763 os espanhóis cederam a região para a Grã-Bretanha, com o objetivo de ficar com Havana (em Cuba).
Em meio à Guerra que levou à independência dos EUA a Florida manteve-se ao lado da coroa britânica. Vinte anos depois, em 1783, a Espanha retomou o controle da região. Foi apenas na metade do século 19, quando os EUA criaram o plano de expansão para o golfo mexicano e para o oeste, que o território se tornou norte-americano.
Para vencer a região as tropas estadunidenses precisaram confinar os índios em reservas. Estes se rebelaram por inúmeras vezes até entrarem em um acordo com as tropas norte-americanas, que os levaram para demais reservas a Oeste.
Do século XX em diante a Flórida começou a se desenvolver de modo expressivo – principalmente por conta dos investimentos do governo em turismo.
A península da Flórida é cercada de três lados pelo Oceano Atlântico. Já a região Norte do estado faz fronteira com os estados da Geórgia e do Alabama. Basicamente, a Flórida é dominada por enormes lagos e planícies.
Mais informações resumo Flórida
Confira no decorrer deste artigo informações sobre o clima, população, turismo e outros aspectos da Florida.
Sobre o clima
O estado da Flórida, por vezes, chega a ser apelidado de ‘estado ensolarado’. A razão é compreensível: a região é a que apresenta as temperaturas mais altas quando em comparação aos outros estados estadunidenses.
Predominantemente, o clima é subtropical. Porém, na região Sul do estado, o clima é mais tropical. Os verões no estado costumam ser marcados por chuvas – apesar de serem extremamente quentes, enquanto o inverno é seco e mais ameno.
Estima-se que, em média, 300 dias do ano sejam de sol na Flórida – o que justifica o seu apelido “The Sunshine State”.
Economia
Criou-se um mito de que há outra moeda local na Flórida – mas não há, sendo ela o próprio dólar americano.
A economia da Flórida é quase que integralmente baseada em turismo. Só para ter uma ideia, Walt Disney antes de falecer pensou em transformar o estado em um local voltado apenas para entretenimento. Sua ideia foi parcialmente abandonada após a sua morte, porém, hoje o PIB da Flórida é quase que exclusivamente formado pela “injeção” dos milhões de turistas que visitam a região anualmente.
Outro aspecto que também merece destaque na formação da economia da Flórida é a agricultura – principalmente pelo cultivo de frutas cítricas (como laranja, lima e tangerina) e de cana de açúcar. Na mineração, a Flórida atua na produção de fosfato, caulim e titânio, além produzir e distribuir petróleo para todo o território norte-americano.
Além disso, apesar de a capital da Flórida ser a cidade de Tallahassee, o centro econômico, turístico e comercial do estado é a cidade de Miami.
Turismo
Basicamente, os pontos que atraem tantos turistas de todo o mundo para a Flórida todos os anos são:
- Complexo de diversão Walt Disney World (sendo quatro parques de diversão e dois parques aquáticos);
- Parques temáticos da Universal Studio;
- Centro espacial de cabo Canaveral;
- Pesca em alto mar;
- Grande variedade de praias paradisíacas;
- Principal corrida da Nascar, a “Daytona 500”, que ocorre durante o Daytona Internacional Speedway;
- Miami Masters, evento de grande importância para os amantes de tênis.
Curiosidades
Algumas curiosidades que também podem lhe interessar sobre o estado da Flórida nos Estados Unidos da América são as seguintes:
- O estado tem uma espécie de ‘música’, sendo ela a “Old Folks at home”. Sua tradução literal é “amigos de velhos tempos em casa” e faz referência exatamente à hostilidade do povo local;
- A fruta mais cultivada e, consequentemente, mais consumida em todo o estado da Flórida é a laranja. Por isso, o suco de laranja também é a bebida mais comum em Miami, Orlando e demais cidades do estado;
- A cidade também possui um lema, sendo ele “In God We Trust”, o que significa, “Em Deus nós confiamos”. Vale lembrar que o estado é predominante cristão, o que justifica a assertividade deste lema.