Resumo Nova York


O estado de Nova York é um dos mais povoados de todo o território norte-americano. Localizado na região atlântica e central dos EUA, o estado abriga a “City of New York”, ou seja, a cidade de Nova York. O município de mesmo nome (que não é a capital de NY), por sua vez, é um verdadeiro polo cultural, comercial, político e comunicacional dos Estados Unidos. Neste artigo vamos conferir um breve resumo de Nova York, com os principais aspectos, características, curiosidades e dados sobre o estado estadunidense.

Resumo Nova York

Resumo Nova York – principais aspectos

O estado de Nova York foi pela primeira vez colonizado pelos holandeses. Nesta época, inclusive, eles preferiram chamar a cidade de Nova York de “Nova Amsterdã”. Foi só quando a cidade voltou para o domínio dos ingleses que ela ganhou o nome pela qual a conhecemos atualmente.

Nos dias de hoje o estado de Nova York é um dos mais importantes de todo o país. Com seus quase 20 milhões de habitantes, ele é o 3º estado norte-americano em aspectos populacionais, perdendo para a Califórnia e, em seguida, para o Texas.

Localização geográfica

O estado de Nova York faz as seguintes fronteiras: ao Norte com o Canadá, a Oeste com o Lago Erie, ao Sudeste com o Oceano Atlântico (assim como também ocorre com os estados de Massachussets e Vermont), ao Sul com o estado de Nova Jersey e ao Leste com Connecticut.

Clima de NY

O clima do estado, por sua vez, é bem distinto – apesar de ser predominantemente temperado. Na cidade mais visitada do estado, ou seja, a cidade de Nova York, a temperatura média ao longo do ano é de 23 graus. Porém, durante o inverno, ela pode chegar a -2 graus e com incidência de neve.

Economia do estado de Nova York

A economia do estado também merece destaque especial, já que Nova York é considerado o maior centro econômico de todo o território norte-americano. Seu PIB, de 822 bilhões de dólares, geralmente é justificado uma vez que a megalópole se estende de Washington (DC) até Boston.

Os recursos minerais que mais contribuem para o PIB do estado são: cal, gás natural, sal, areia, petróleo, cascalho, zinco, ferro e prata. Já a indústria mais rentável é a de derivados lácteos, enquanto a agricultura é baseada no cultivo de batata inglesa e cereais.

Além disso, a cidade de New York também abriga as sedes das maiores bolsas de valores e organizações financeiras não só dos EUA como de todo o mundo. Não à toa, a cidade está entre as principais do mundo – dividindo este ‘cargo’ com as cidades de Tóquio (Japão), Paris (França) e Londres (Reino Unido).

Fatos, estatísticas e curiosidades sobre Nova York

Os indivíduos que nascem no estado de Nova York são chamados de ‘nova-iorquinos’. Uma curiosidade interessante é que, apesar da Cidade de Nova York ser a principal e mais populosa do estado (com 8,5 milhões de habitantes), sua capital é a pequena cidade de Albany, que possui algo como 100 mil moradores.

Os nova-iorquinos são verdadeiros amantes da madeira. Ela é utilizada tanto na construção de prédios e enormes edifícios como também na fabricação de móveis e de papel.

Sobre a população do estado de Nova York, confira algumas estatísticas:

  • Atualmente, as mulheres são maioria no estado, já que representam algo como 52,5% da população em Nova York;
  • Algo como 84% da população do estado vive nas grandes cidades – e apenas 16% vive em territórios não urbanos;
  • Apesar de parecer um estado perfeito, infelizmente, Nova York ainda luta contra a pobreza: algo como 20,4% da população vive abaixo do nível da pobreza mundial;
  • Pessoas na terceira idade, ou seja, com mais de 65 anos são 12,1% no estado;
  • A renda média das famílias do estado de Nova York é de 58 mil dólares anuais, sendo essa média de 52 mil dólares para os residentes na cidade de Nova York;
  • Estima-se algo como 39 minutos para que os moradores da cidade de Nova York cheguem a seu local de trabalho.

Curiosidade sobre o estado de Nova York

Alguns símbolos do estado são os seguintes:

  • Slogan: “I Love NY”. Você com certeza já deve ter o visto em camisetas, canecas e demais souvenires trazidos por indivíduos que visitam o estado, não é mesmo?
  • Fruta mais consumida: maçã;
  • Flor predominante: rosa;
  • Principal animal: Castor; principal inseto: joaninha;
  • Pedra mais preciosa: granada;
  • Lema: “Excelsior”, que em latim, significa “sempre a diante”.

O estado de Nova York também abriga alguns dos pontos turísticos mais visitados de todo o mundo. A grande maioria deles está na cidade de Nova York, como:

  • Museu de Arte Moderna;
  • Sede da Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Catedral Episcopal de São João;
  • Museu Americano de História Natural;
  • Estátua da Liberdade;
  • Central Park;
  • Museu Metropolitano de Arte.