Categorias Geografia

Resumo Oceania

A Oceania é um continente localizado no hemisfério Sul do planeta Terra. Ele é formado por um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico.

– A área total do continente é de 8,5 mil quilômetros quadrados, sendo considerado o menor território do mundo.

– A estimativa é de que vivam 36 milhões de habitantes neste continente, com uma densidade de quatro pessoas por quilômetro quadrado.

– A Oceania é subdividida em quatro regiões: Australásia, Melanésia, Micronésia e Polinésia.

– A Australásia é composta por cinco territórios: Austrália, Nova Zelândia, Ilha do Natal, Ilhas Cocos e Ilha Norfolk. Os três últimos fazem parte da Austrália administrativamente.

– A Melanésia é composta por sete territórios: Fiji, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Vanuatu, Indonésia, Timor Leste e Nova Caledônia. Este último é dependente da França.

– A Micronésia é composta por sete territórios: Estados Federados da Micronésia, Kiribati, Ilhas Marshall, Nauru, Palau, Marianas Setentrionais e Guam. Os dois últimos são vinculados aos Estados Unidos da América.

– A Polinésia é composta por dez territórios. São independentes Tonga, Tuvalu e Samoa. São territórios da Nova Zelândia, Ilhas Cook, Niue e Toquelau. São ligados à França, Wallis e Futuna e Polinésia Francesa. É administrada pelos Estados Unidos, a Samoa Americana. É gerida pelo Reino Unido, a ilha de Pitcairn.

– O maior país, em território, é a Austrália, com 7,6 mil quilômetros quadrados de área. Já o menor território é a ilha de Pitcairn, com apenas cinco quilômetros quadrados.

– São faladas 29 línguas diferentes na Oceania. O inglês é o idioma mais falado. Encontramos também locais com o francês em destaque e outros dialetos típicos dos territórios.

– Entre as dez cidades com maior população da Oceania, seis são da Austrália (Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide, Gold Coast – Tweed, além da maior, Sydney, com 3,7 milhões de habitantes), três são da Indonésia (Macáçar é maior, com 1,2 milhão de pessoas, seguida por Manado e Ambon) e uma é da Nova Zelândia (Auckland, com 421 mil moradores).

DESCOBRIMENTO

– A primeira pessoa não-nativa a aportar em terras da Oceania foi o navegador português Fernão de Magalhães, conhecido por começar a primeira navegação em torno da Terra (ele morreu em 1521 sem completar a missão). Ele chegou nas ilhas Marianas no mesmo ano.

– A partir daí, a região começou a ser explorada por portugueses, espanhóis e holandeses, que não queriam colonizar o novo continente descoberto.

– Em 1770, o capitão da Marinha Real Britânica, James Cook, tomou posse do que viria ser a Austrália. Dezoito anos depois, os ingleses enviaram para lá 1,5 mil pessoas para abrir uma colônia criminal. Metade dessas pessoas eram prisioneiros, que eram forçados a trabalhar nas construções e na agricultura.

– Por conta dessa colonização “recente”, no século 18, a Oceania é conhecida como “o Novíssimo Continente”. Foi o último local do mundo a receber colonos europeus.

– Os povos originais da Oceania, antes das colonizações, eram: os aborígenes (da Austrália), os melanésios (procedentes do sudeste da Ásia, típicos da Nova Guiné), os polinésios (descendem de melanésios e brancos) e os micronésios.

– Quando os britânicos chegaram à Austrália, o território era habitado por 300 mil nativos, divididos em aproximadamente 600 tribos. Por sua condição bastante primitiva, a dominação pelos ingleses foi feita facilmente.

CARACTERÍSTICAS

– A Oceania é atravessa pela linha do equador e pelo Trópico de Capricórnio.

– O continente localiza-se entre as zonas climáticas intertropical e temperada do sul.

– A Oceania possui oito diferentes fusos horários.

– Estudos apontam que a maioria das ilhas da Oceania são de origem vulcânica ou formadas por atóis de corais, portanto é considerado de formação geológica recente.

– A maior parte deste continente está localizada no limite da placa tectônica do Pacífico, que faz com que a região tenha uma grande atividade sísmica e vulcânica.

– Cerca de 85% da população da Oceania vive em área urbana, enquanto o resto, em locais rurais.

– Com exceção da Austrália e da Nova Zelândia, os demais países da Oceania têm características de subdesenvolvimento, cujas principais atividades são o extrativismo e a agricultura. Já os dois países bastante desenvolvidos são reconhecidos pela fabricação de produtos industrializados e de alta tecnologia.

– As ilhas menores da Oceania são ricas em fosfato, minerais não-ferrosos, ouro, cobre, prata, asbesto e bauxita. A Austrália é rica em minério de ferro.

– A fauna da Oceania é diversificada, com uma grande quantidade de marsupiais, como o canguru, símbolo da Austrália. Outros animais típicos da região são: coala, cacatua, diabo da tasmânia, crocodilo, ornitorrinco e o quivi.

– Por conta de sua posição isolada no mapa, a Oceania possui espécies exóticas de animais, encontradas somente naquela região. Inclusive, muitas estão em risco de extinção, exatamente por conta deste isolamento.

– A flora da Oceania é predominantemente de florestas tropicais, que convivem com o clima desértico do interior da Austrália e com o clima tropical das ilhas.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024