Categorias Educação Física

Resumo O Hipismo no Brasil

O Hipismo existe desde a Antiguidade, mas como esporte surgiu mais tarde, inspirado no hábito dos ingleses de caçar raposas. Durante o século XIX, mais precisamente em sua segunda metade, eles decidiram adaptar suas caçadas, usualmente feitas em campos abertos, para recintos fechados e menores. Assim, criaram obstáculos com o objetivo de reproduzir os encontrados nas caçadas.

No Brasil, o primeiro registro de uma competição hípica data de 1641, no mês de abril. A disputa ocorreu em Maurícea, região hoje conhecida como Recife, Pernambuco, e foi uma iniciativa de Mauricio de Nassau, que chegou aqui em 1637. Além de ser um príncipe holandês, ele também era Governador Geral da colônia, sendo o único não português a ocupar esse cargo. Trouxe com ele um grupo que promoveu grandes transformações culturais e urbanas, sendo as competições hípicas parte dessa reformulação.

Duas equipes de cavaleiros participaram da primeira prova hípica brasileira: uma formada por holandeses, alemães, ingleses e franceses e outra que reuniu brasileiros e portugueses, sendo esses últimos os vencedores.

A partir disso, as competições equestres começaram a fazer parte da vida dos brasileiros:

Séculos XVIII e XIX

Torneios esportivos (corridas, simulações de duelos) e cavalgadas tornaram-se comuns no Rio e em São Paulo. Aristocratas e fazendeiros gostavam de competir, principalmente em corridas rasas realizadas na praia, e a nobreza apreciava essas disputas. É o que afirma o Diário Fluminense em 1825, edição de 31 de julho, relatando que o imperador D. Pedro I e a Imperatriz D. Maria Leopoldina, sua esposa, eram vistos na plateia.

Século XIX

Após o Clube de Corridas ser criado em março de 1847, as corridas rasas começam a ser disputadas oficialmente. Duque de Caxias foi seu primeiro presidente e o responsável pelo governo brasileiro reconhecer a relevância dos cavalos como armas de guerra, o que fez com que garanhões Puro Sangue Inglês fossem importados da Europa.

1854

Jockey Club Fluminense é fundado em 9 de junho. Sua criação foi motivada pelo incentivo do governo, que levou ao aumento de corridas.

1863

Escola de Equitação de São Cristóvão é fundada no Rio de Janeiro por Luiz Jacomé de Abreu e Souza, capitão do exército, marcando o início oficial dos esportes hípicos tradicionais no país.

1875

Surge o Clube de Corridas Paulistano, originado no campo da Luz, onde a marquesa de Santos tomou gosto por montar a cavalo em 1830. Depois passou a se chamar Jockey Club da Mooca, que foi o precursor do Jockey Club de São Paulo.

1941

No fim de dezembro é criada a Confederação Brasileira de Hipismo, no Rio de Janeiro, pelas Federações Hípica Fluminense (Niterói), Paulista de Hipismo (São Paulo) e Hípica Metropolitana (Rio de Janeiro).

Confederação Brasileira de Hipismo

A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) é a entidade responsável por regular os esportes equestres no Brasil. Ela regula, coordena, promove e fomenta oito modalidades equestres praticadas no país:

  • Adestramento;
  • Concurso Completo de Equitação;
  • Atrelagem;
  • Enduro;
  • Volteio;
  • Rédeas;
  • Equitação Especial ou Paraequestre;
  • Salto.

A entidade também é responsável por:

    • Formar as delegações para representar o Brasil em competições internacionais;
    • Realizar campeonatos, cursos e seletivas;
    • Chancelar eventos realizados pelas federações estaduais;
    • Captar e administrar verbas junto a órgãos do governo e ao Comitê Olímpico Brasileiro.

Atualmente, além da Comissão de Desportos do Exército, localizada na cidade do Rio de Janeiro, 20 federações estaduais também respondem diretamente à Confederação.

Atletas e conquistas do Hipismo no Brasil

Diversos brasileiros se destacaram no Hipismo:

      • Luiz Felipe Azevedo
      • Vítor Alves Teixeira
      • André Bier Johannpeter
      • Alvaro Affonso de Miranda Neto (Doda)
      • Bernardo Alves Rezende
      • Nelson Pessoa
      • Rodrigo Pessoa

Principais feitos do Hipismo brasileiro após a criação da CBH:

1942

Cavaleiros brasileiros vão ao Chile participar pela primeira vez de uma competição fora do país.

1948

Brasil envia uma delegação para as Olimpíadas de Londres, na Inglaterra. A equipe era formada por militares.

1950

É realizado o Concurso Hípico Internacional do RJ, que ajudou no estabelecimento do Hipismo no Brasil.

1996

Brasil ganha o Bronze por equipe nas Olimpíadas de Atlanta, realizadas nos Estados Unidos. A primeira medalha olímpica que o país conquistou no esporte veio com Álvaro Afonso de Miranda Neto (Doda), Felipe de Azevedo, Rodrigo Pessoa e André Johannpeter, montando, respectivamente, Arisco Aspen, Cassiana Joter, Tom Boy e Calei Joter.

2000

Segundo Bronze brasileiro na competição por equipe, durante as Olimpíadas de Sydney, Austrália, após decisão com o time francês. Competiram os cavaleiros Luiz Felipe de Azevedo, Rodrigo Pessoa, Álvaro Miranda Neto (Doda) e André Johannpeter, e seus respectivos cavalos: Ralph, Baloubet du Rouet, Aspen e Calei Joter. Rodrigo Pessoa foi eliminado da disputa individual.

2004

Primeiro Ouro do Brasil. Após serem eliminados em Sydney, Rodrigo Pessoa e seu cavalo Baloubet du Rouet conseguiram a primeira medalha individual olímpica no Hipismo durante as Olimpíadas de Atenas, na Grécia, uma conquista histórica para o Brasil.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024