Temperatura, Pressão Atmosférica, Massas de Ar e Estudo dos Ventos: Tipos e Classificação


Temperatura, Pressão Atmosférica, Massas de Ar

A temperatura é a medida do calor que atinge uma determinada região ou localização específica, podendo ser registrada de diferentes maneiras, como por exemplo:

– Temperatura máxima absoluta

A temperatura máxima absoluta é a temperatura mais alta registrada em uma determinada localização.

– Temperatura mínima absoluta

Idêntica à temperatura máxima absoluta, a temperatura mínima absoluta registra a menor temperatura que atinge uma região.

– Médias térmicas

As médias térmicas são as medidas aritméticas que podem ser registradas em um local durante um determinado período de tempo, podendo ser identificada assim a média da temperatura neste local. Esta média pode ser feita em diferentes períodos, como diários, mensais ou até mesmo anuais.

Pressão atmosférica

A pressão atmosférica é a força exercida pelo ar na superfície terrestre. Esta força pode ser medida com o uso de um aparelho de barômetro de mercúrio, um equipamento criado por Torricelli, um cientista italiano.

Alguns fatores podem ocasionar alterações na medição da pressão atmosférica, como a altitude ou a temperatura do local, fazendo com que esta pressão seja maior ou menor.

Massas de ar

As massas de ar são algumas pequenas porções da atmosfera que possuem algumas características bastante particulares, que fazem com que tenham assim diferenças entre si.

Um exemplo são as massas de ar árticas, que possuem uma pressão muito mais alta em comparação às demais. Algumas outras massas de ar podem ser secas ou úmidas, bem como com temperaturas altas ou baixas de acordo com suas características.

Tipos e classificação dos ventos

Os ventos possuem alguns tipos bastante variados, sendo assim diferenciados entre os seguintes tipos:

– Ventos alísios
– Ventos contra-alísios
– Ventos regulares
– Ventos polares
– Corrente do jato

Além disso, é possível também realizar a classificação dos diferentes tipos de ventos. Confira, a seguir, quais são as classificações dos ventos:

– Ventos continentais
– Ventos ciclônicos
– Ventos locais