Território, População e Aspectos Econômicos do México


Território, População e Aspectos

O México é um país localizado na parte inferior da América do Norte, fazendo fronteira norte com os Estados Unidos e ao sul com a Guatmala e Belize, abragendo uma área de aproximadamente 1 958 201 km2.
Em seu aspecto natura, o território mexicano é composto majoritariamente por planíces, que é cercada por duas grandes montanhas: a Sierra Madre Ocidental e a Sierra Madre Oriental. Como em qualquer outro território de planíce, possui poucos rios.
Por ser um país que faz a transição entre a América Central e a América do Norte, em seu território é possível encontrar três regiões climática: tropical, desértica e temperada fria (se restringindo aos locais com altitude elevada).

População
Dentre os países da América Latina, a população do México é a segunda maior, estimada em cerca de 108 milhões de pessoas. Conta com uma das maiores metrópoles do mundo, sua capital que abriga cerca de 18 milhões de pessoas. O país possui uma taxa de urbanização considerável, uma vez que 70% de seus habitantes vivem em zonas urbanas.
Sue povo é formado pela mistura de ameríndios e europeus (mestiços), ameríndios, europeus provenientes da Península Ibérica e outras oirgens na poporção de 60%, 30%, 9% e 1%, respectivamente.

Economia
Apesar de ser considerado um país subdesenvolvido, o México apresenta uma economia altamente industrializada (ao contrário do Brasil), o que garante crescimento e geração de empregos. Parte dessa industrialização se deve ao NAFTA, Acordo de Livre Comércio da América do Norte, do qual duas grandes potenciais mundiais, Canadá e EUA, participam.
Outras atividades de destaque na economia mexicano incluem o setor petroleiro, comércio e mineração, uma vez que o país apresenta condiçoes pouco favoráveis à agricultura.
Em 2017, o PIB (Produto Interno Bruto) do país alcanlou 1,15 trilhão de dólares, mas devido à política protecionista adotada pelo governo americano, o futuro da economia mexicana ainda é incerto.