Categorias História do Brasil

Invasão Holandesa na Bahia

Para que possamos entender como se deu a ocupação holandesa no Brasil, é necessário entender o que ocorria na Europa, mais especificamente na península ibérica, anos antes da ocupação. Logo após a Guerra da Sucessão Portuguesa, duas grandes potências da época, que possuíam diversas colônias se uniram, ou seja, Portugal e Espanha entrarem em acordo e criaram União Ibérica, que dominou toda a península ibérica entre 1580 e 1640. É necessário ressaltar que era a Espanha, sobre o domínio de Felipe II, quem comandava a “aliança”.

Mas não era somente Portugal que estava sob o domínio da Espanha, já que a Holanda (na época chama de República das Províncias Unidas) também estava e exigia que fosse libertada do domínio espanhol, o que fez com que entrassem em conflito com a coroa espanhola e, consequentemente, com a coroa portuguesa. Esta atitude desencadeou uma série de sanções por parte da Espanha, e uma delas foi à proibição da realização de comércio com os neerlandeses.

Para burlar a perda financeira causada pelas restrições, a República das Províncias Unidas criaram a Companhia Neerlandesa das Índias Orientais, que buscava especiais, e a Companha Neerlandesa das Índias Ocidentais, que controlou o tráfico e comercialização de escravos. No entanto, o maior objetivo desta última companhia era ter monopólio sobre uma das atividades mais lucrativas da época: a produção e comercialização de cana de açúcar, e na época o maior produtor da mercadoria era o Brasil colônia. A melhor forma de fazer isso era através da invasão da colônia.

A invasão

O primeiro registro de invasão holandesa no Brasil ocorreu em 1595, e não foi propriamente uma ofensiva holandesa, mas sim inglesa. Com acesso a um documento português que detalhava ricamente a costa brasileira, a coroa da Inglaterra decidiu invadir o Brasil, mais especificamente o estado de Pernambuco, descrito no documento como “(…) a mais importante cidade de toda aquela costa”. Assim, foi decidido que Jamie Lancaster seria o capitão da expedição de invasão.

Chegando à costa nordeste brasileira, Lancaster avistou três navios holandeses, dos quais esperava uma revolta. No entanto, os navios holandeses baixaram as âncoras e deixarem que os navios ingleses atracassem tranquilamente, e mais que isso: se aliaram aos ingleses. O capitão inglês permaneceu quase um mês em Pernambuco, e com a ajuda dos holandeses e franceses que vieram após sua chegada conseguiu conter todos os contra-ataques portugueses. Os ingleses saíam de Pernambuco levando algodão, pau brasil, cana de açúcar e diversas outras mercadorias valiosas.

Logo após essa primeira experiência com a invasão, os holandeses mandaram duas expedições ao Brasil: a de Van Noort e a de Van Spielbenger. O primeiro, de passagem pelo litoral brasileiro, tentou tomar a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e fracassou, pois além de encontrar a resistência dos indígenas e da artilharia portuguesa, a frota já havia sido danificada em seus destinos anteriores: Patagônia (Chile) e Peru. A segunda expedição, que mirava São Vicente, Ilha Grande e Cabo frio também fracassou. Foi somente em 1624 que a invasão ocorre de fato.

Invasões de Salvador, Olinda e Recife

Como sabiam da vulnerabilidade do litoral do norte do Brasil colônia, os holandeses resolver iniciar a primeira invasão por Salvador, então capital da colônia, em 1624. O almirante Jacob Williekens atacou e conquistou a cidade, capturando as então autoridades portuguesas e enviando-as aos países baixos.

Já a conquista de Olinda e Recife ocorreu 6 anos mais tarde, em 1630. No mar do Caribe, Piet Hyen consegue interceptar um navio espanhol que levava todas as riquezas em prata das colônias para Espanha. Com esta riqueza, a Holanda conseguiu armar uma nova expedição que visava conquistar o estado mais rico do Brasil.

Durante o período de domínio holandês, foram diversas as tentativas do governo português, aliado aos indígenas, conhecedores ímpares dos locais citados, de tentar repelir a conquista, tarefas nas quais falharam inúmeras vezes. Enquanto isso, o domínio holandês no Brasil colônia crescia cada vez mais.

Na Europa, Portugal se livra do domínio espanhol e assina um acordo de paz com os países baixos. No Brasil, os senhores dos engenhos, sob cobrança constante dos holandeses para a liquidação de suas dívidas, começaram uma revolta ao domínio holandês, que ficou conhecida como a Insurreição Pernambucana (ou Guerra da Luz Divina), resultando na expulsão definitiva dos holandeses.

Apesar desta sequência de acontecimentos, o legado dos holandeses para o Brasil, e em especial os nordestinos, é inegável. Na música local, foi incorporado o violino holandês (rabeca), e acredita-se que diversas tradições culturais do nordeste tenham sido influenciadas pela cultura dos países baixos. Além disso, como as expedições não levavam mulheres, a miscigenação entre holandesas e índias, negras, mulatas e cablocas foi estimulada, resultando em uma grande diversidade genética. Segundo pesquisas, hoje cerca de milhão de nordestinos possuem herança genética dos cerca de oitenta mil holandeses que instalaram-se no nordeste na época das invasões.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023