Categorias História do Brasil

Política Externa no Segundo Reinado Brasileiro e Queda da Monarquia

A política externa brasileira no Segundo Reinado foi pautada por duas frentes: os conflitos regionais e a influência da Coroa inglesa na economia e na política nacionais. O traço mais marcante da influência britânica no país foi a guerra do Paraguai.

A Inglaterra insuflou Brasil, Argentina e Uruguai a formar a Tríplice Aliança, contra o Paraguai, governado por Solano López.

Ainda que se alegassem outras questões, sendo López fotografado pela história como um ditador, a verdade é que o Paraguai, após a separação da Coroa espanhola, foi uma exceção em relação às demais ex-colônias espanholas. O país conseguiu se estruturar social e economicamente, o que lhe conferia a condição de pleitear sua economia política, enquanto a Inglaterra tinha grande influência na região.

O início da Guerra do Paraguai não é uma questão bem definida historicamente. Há quem atribua o início do conflito à política expansionista paraguaia, no sentido de conseguir uma abertura para o mar, o que só seria possível expandindo seu território para leste ou sudeste.

Há outra versão que dá como causa a invasão brasileira ao Uruguai, depondo o governo de Atanásio Aguirre, do partido Blanco, alinhado com o governo de Solano López. É mais provável que todos esses fatores tenham criado o ambiente para o conflito mais sangrento da história da América do Sul, que durou de 1864 a 1870.

Da política externa ao fim da monarquia brasileira

A Guerra do Paraguai levou à destruição total do Paraguai e a um forte abalo na economia brasileira. Tanto uma coisa quanto outra beneficiava os interesses da Inglaterra, sobretudo em razão do endividamento brasileiro, argentino, uruguaio e paraguaio. Se o Paraguai perdeu 80% de sua população, teve sua malha industrial e infraestrutura aniquilados, o Segundo Império afundou mais um pé numa crise que levaria à proclamação da República em 1889.

Ao contrário do que se possa imaginar, todavia, a relação entre Brasil e Inglaterra não era de total submissão. Entre 1863 e 1865, os dois países tiveram relações diplomáticas rompidas devido a dois episódios, um no Rio Grande do Sul e outro no Rio de Janeiro. Depois da interferência belga, a Inglaterra se retratou por suas retaliações ao Brasil.

A Lei Bill Aberdeen, que permitia às embarcações britânicas de guerra atacar navios negreiros em águas do Atlântico Sul, acabou por precipitar a supressão do tráfico de escravos por parte do governo brasileiro. Pedro II, que era desenvolvimentista, chegou a criar leis protecionistas para alavancar o setor industrial brasileiro, como a Taifa Alves Branco, de 1844.

This post was last modified on 7 de janeiro de 2019 16:46

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024