Categorias História do Brasil

Proclamação da Republica no Brasil, República Oligárgica e Revoltas da República Velha

República Velha é o termo que designa um período que compreende da proclamação da República, em 1889, até 1930, quando chegou ao fim o período que ficou conhecido como “República do Café com Leite”.

Tal designação, por si só, é capaz de retratar o que foram os primeiros quarenta anos da República Federativa do Brasil. Foi um período marcado pela reorganização das oligarquias e acomodação de interesses.

A proclamação da República, pelo Marechal Deodoro da Fonseca, não pode ser descrita como um movimento popular. Houve sim um movimento orgânico, que uniu militares, adeptos do regime republicano e grande parte das oligarquias rurais, enfurecidas e frustradas com o fim do regime escravagista em 1888. O movimento de 1889 não foi, todavia, fruto de um projeto nacional, mas uma reacomodação das elites fundiárias, já que o Brasil tinha nessa atividade quase toda a sua matriz econômica.

O período conhecido como República do Café com Leite foi caracterizado pela centralização do poder político na mão das oligarquias paulista e mineira, produtoras de leite e café.

Revoltas

Os grandes contingentes de ex escravos não encontraram guarida dentro do novo sistema. De um lado, o país era marcado pela concentração da propriedade rural na mão de poucos latifundiários; de outro, ele não tinha política de investimento em desenvolvimento industrial, que seria essencial para ampliar a demanda por mão de obra e a empregabilidade.

Além disso, houve, a partir do final do século XIX, um grande fluxo migratório de europeus para trabalhar nas lavouras do Sul e Sudeste, com consequente aumento da população, sem multiplicação das oportunidades.

Esse quadro contribuiu para a ocorrência de diversas revoltas populares, produto ora das condições precárias de vida, ora da insatisfação com a configuração social e política.

Foram importantes a Revolta de Canudos (1893-1897), uma revolta messiânica, comandada pelo carismático líder baiano Antônio Conselheiro, e a Guerra do Contestado (1912-1916), ocorrida entre o Paraná e Santa Catarina, que também foi um movimento messiânico de sertanejos explorados por fazendeiros locais e empresas estadunidenses, comandados por João Maria. Ambos movimentos foram violentamente sufocados pelo Estado.

Além dessas, houve a Revolta da Vacina, que explodiu nas ruas do Rio de Janeiro, capital da República; a Revolta da Chibata, um movimento de marinheiros comandado por João Cândido; o Tenentismo; a Revolta do Forte de Copacabana (1922) e os movimentos militares que se seguiram até a queda do regime em 1930.

This post was last modified on 6 de abril de 2015 10:33

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024