Resumo das Rebeliões Separatistas (Período Pré-Independência)


Rebeliões Separatistas (Período Pré-Independência)

As rebeliões separatistas foram movimentos que tinham como objetivo a separação do Brasil de Portugal, acontecendo, desta forma, no período anterior ao da independência brasileira.

Entre outras rebeliões separatistas destacam-se a inconfidência mineira, a conjuração baiana e a revolução de Pernambuco.

Inconfidência mineira

A inconfidência mineira foi um movimento iniciado em 1789, quando, após um declínio no resultado das minerações, o governo português imaginou que os mineiros estivessem sonegando impostos. Isto gerou uma cobrança ainda maior de impostos e a entrega de parte dos bens dos cidadãos para o pagamento de suas dívidas.

Isto gerou um descontentamento ainda maior na população e um movimento que visava derrubar o governo português. Dentre os líderes deste movimento, o nome de maior destaque é o de Joaquim Silvério dos Reis, o Tiradentes.

Com o insucesso da inconfidência mineira, Tiradentes assumiu toda a responsabilidade, sendo assim executado por meio da forca e posteriormente esquartejado, tendo partes do seu corpo expostas nas cidades onde havia buscado apoio.

Conjuração baiana

A conjuração baiana ocorreu em 1798, quando, após a transferência da capital do Brasil para o Rio de Janeiro, a economia baiana enfrentou uma grande dificuldade, gerando prejuízos para muitas pessoas.

Isto fez com que uma parcela da população baiana passasse a enfrentar condições de vida miseráveis, agravadas pelos altos impostos que continuaram a ser cobrados pelo governo português.

Assim, tanto pessoas mais pobres quanto membros da elite baiana se reuniram na conjuração baiana, que terminou com a grande maioria dos revoltosos sendo presos.

Revolução pernambucana

Em 1817, uma nova rebelião separatista aconteceu em Pernambuco, onde a população se revoltou com os altos impostos cobrados desde a mudança da família real portuguesa para o Brasil.

Esta foi uma das últimas grandes rebeliões separatistas do período pré-independência, sendo a última de grande destaque, sucedida pela independência do Brasil poucos anos depois.