Resumo sobre o navegador Pedro Álvares Cabral


Pedro Álvares Cabral é um nome que lhe acompanha desde as primeiras aulas sobre o descobrimento do Brasil, afinal ele foi o grande responsável por esse feito e é lembrado até hoje pelo dia 22 de abril de 1500.

Resumo sobre Pedro Álvares Cabral

Em Portugal, Cabral não é tão lembrado ou tem a mesma importância quanto no Brasil. Lá o foco é dado a outros navegantes do período da expansão marítima portuguesa, como Vasco da Gama. A justificativa dada para tal esquecimento é o fato do navegador não ter uma personalidade tão interessante como os outros ou por não ter se envolvido em grandes conflitos durante sua vida. Mas afinal, quem foi Pedro Álvares Cabral e que feitos ele realizou em vida?

Quem foi Pedro Álvares Cabral

• Nascimento e família
Nascido no castelo de Belmonte, no ano de 1467, Cabral é o terceiro filho de Fernão Cabral e Isabel Gouveia de Queiroz. Além do navegador, seus pais também tiveram outros cinco filhos e seis filhas. Os Cabrais, família em que o navegador nasceu, eram nobres abastados da linhagem de Carano – lendário primeiro rei da Macedônia – este um suposto descendente do semideus Hércules. Isso de acordo com a tradição familiar. O brasão da família é representado por duas cabras roxas em um campo de prata, sendo que a cor roxa representa a fidelidade e as cabras a humildade. Vale comentar que apenas o irmão mais velho de Pedro Álvares Cabral tinha o direito de usar o brasão.

• Boa educação desde muito jovem
O navegador estudo em Lisboa, onde recebeu boa educação desde muito jovem e pode aprender literatura, história, cosmografia e artes militares. Ao receber o título de moço fidalgo e passar a fazer parte da corte de D. João II, Cabral pôde aprofundar seus conhecimentos em cosmografia e aprender novas técnicas militares.

• Navegador e explorador português
Pedro Álvares Cabral adquiriu bastante experiência em navegação e diplomacia, o que fez com que se tornasse um dos preferidos do rei D. Manoel I. Vasco da Gama assumiu esse posto depois, ao contornar o Cabo da Boa Esperança para chegar às Índias.

• Descobridor do Brasil
Cabral é considerado o descobridor do Brasil e faz parte de todos os livros de história brasileiros. A história nos conta que o navegador chegou a terras brasileiras no dia 22 de abril e encontrou ali pessoas que andavam nuas e viviam da caça e da pesca, a quem chamou de índios.

• Faleceu em 1520
Vinte anos depois de ter realizado tamanho feito para a coroa portuguesa – a descoberta de novas terras, o que permitiu a Portugal colonizar o Brasil – Pedro Álvares Cabral veio a falecer, na cidade de Santarém, onde vivia desde que havia se desentendido com o rei D. Manoel I e abandonado as expedições pelo mar.

Feitos e títulos de Pedro Álvares Cabral

• Moço fidalgo aos 16 anos
Nascido de uma família nobre portuguesa, Cabral sempre recebeu boa educação e aos 16 anos foi nomeado fidalgo pelo rei D. João II. Foi na corte deste rei que o navegador se aperfeiçoou em cosmografia e estudou técnicas militares.

• Primeiro europeu no Brasil
Acredita-se que Pedro Álvares Cabral foi o primeiro europeu a pisar em terras brasileiras, já que anteriormente Cristóvão Colombo havia chegado até as Américas, mas não ao Brasil.

• Descobriu o Brasil
Existe divergência sobre a questão de Pedro Álvares Cabral ter descoberto nosso país por acidente ou não. Alguns historiadores afirmam que seu objetivo era contornar o Cabo da Boa Esperança e chegar até as Índias, numa nova rota para as especiarias. Devido a um erro de cálculo, o navegador acabou chegando ao Brasil e assim se tornou o responsável por descobrir novas terras.

• Encarregado de comandar a segunda expedição às Índias
Após Vasco da Gama ter descoberto uma nova rota para chegar as Índias e assim conseguir acesso as especiarias, o rei D. Manoel I passou a Cabral a missão de comandar a segunda expedição que realizaria o feito. Ao fazer um desvio para o sudoeste, o navegador acabou chegando ao Brasil.

• Capitão-mor da frota de 13 navegações que chegou ao Brasil
O navegador foi o líder das treze embarcações responsáveis por chegar até as Índias através do contorno do Cabo da Boa Esperança. Sua missão era diplomática, comercial e militar.

Como houve o desvio das embarcações para o sudoeste, consequentemente foi ele quem liderou as 13 embarcações que chegaram a terras brasileiras.

• Responsável pelo primeiro acordo comercial com as Índias
Mesmo após fazer um desvio e acabar em terras brasileiras, Pedro Álvares Cabral estava decidido a completar a missão que lhe fora entregue, a de chegar às Índias. Depois de chegar ao Brasil no dia 22 de abril, o navegador procurou conhecer mais sobre o lugar que havia descoberto, tendo liderado diversas excursões. No dia 2 de maio do mesmo ano deixou o Brasil com o intuito de finalmente chegar as Índias, feito que só conseguiu realizar no dia 13 de setembro de 1.500. Lá selou o primeiro acordo comercial entre Portugal e a Índia.