Império Romano: Características, Expansão e Decadência


Império Romano

Império Romano: Características, Expansão e Decadência

A República Romana se tornou um Império, momento de maior desenvolvimento e crescimento daquela pequena região, que veio a se tornar um grande Império político e cultural.

Características
Roma passa a ser governada por um único imperador vitalício durantes anos. Cada um governou a sua maneira, mas todos foram importantes para a difusão da sal cultura e a elevada conquista de terras.
Fora o fato de ter um único governante, era uma cultura extremamente comercial, que conquistava povos para escravizá-los e faixas de terras para serem exploradas.
O primeiro imperador foi Otávio, entre 27 a.C. a 14 d.C, vindo logo em seguida do governo do importantíssimo Júlio César.
Antes de Constantino instituir o Cristianismo como religião oficial, em boa parte do império preponderou a religião politeísta romana, muito semelhante à grega.
Além disso, a sociedade se divida entre os nobres proprietários de terra, os patrícios, e os plebeus, que eram pequenos comerciantes e artesãos.
Nas artes, os romanos eram muito influenciados pelos gregos, tanto em pinturas quanto em esculturas.

Expansão
Os romanos dominaram toda a Península Ibérica. Em seguida, foram em busca de outros territórios, conquistando o norte da África, o que possibilitou domínio de boa parte do mediterrâneo. Eles tinham um forte e bem treinado exército, o que possibilitou o domínio das áreas conquistadas.

Decadência
Muitos fatores foram gerando a lenta decadência do Império até ele se extinguir. O Império passava por problemas internos, como queda da produção, corrupção, fronteiras desprotegidas e outros.
Além disso, as invasões bárbaras começavam a alavancar, diminuindo o poder político dos romanos, e devastando suas conquistas. O Império já não tinha mais a força de antes e, com isso, começava a decair.
O Cristianismo também foi ganhando sua ascensão, sendo logo determinado como religião oficial.
A união desses fatores causou a decadência do Império e fez surgir uma nova etapa da história: A Idade Média.