Categorias História

Revolução Industrial e início do capitalismo

A Revolução Industrial é um grande marco da história da humanidade. Iniciada a pleno vapor no século XVIII pela Inglaterra, uma coisa é certa: ninguém daquela época poderia ter  imaginado a repercussão que tais avanços e empregos de máquinas na produção das fábricas traria para a sociedade mundial.

Neste período, o aumento da produtividade, a redução dos valores finais das mercadorias e o consumo exacerbado dos produtos marcaram o ritmo das cidades e modificaram toda a sua estrutura. Já não era preciso a mão humana em todas as fases de produção!

A mecanização padronizou a criação e acelerou processos que antes eram extremamente demorados. Era o nascimento do Capitalismo. Não tem como falar de um sem ao menos citar o outro.

É por isso que neste artigo serão fornecidas importantes informações acerca deste processo revolucionário como um todo, destacando-se o quanto a Revolução Industrial é responsável pela ideologia de que quase todo o planeta compartilha até hoje.

Continue lendo sobre a Revolução Industrial e o início do Capitalismo e agregue conhecimento e valor a sua pesquisa!

A Revolução Industrial

O homem sempre quis evoluir e se modernizar, jamais estacionar no tempo. Por mais que os processos de produção parecessem satisfatórios para o século XVIII, era necessário investir em meios que melhorassem o ritmo de trabalho e até mesmo a vida do trabalhador.

É neste cenário que surge a primeira máquina a vapor. A criação inglesa tornou-se um sucesso em pouquíssimo tempo, e começou a ganhar pares em outros inúmeros territórios do país. Toda essa expansão da máquina a vapor marcou a história mundial como Revolução Industrial.

O comércio começou a ser a maior fonte de renda, visto que já se sabia que quanto maior fosse a produção, maiores seriam os lucros. Este motivo levou a burguesia a continuar investindo pesado em suas indústrias, criando máquinas ainda mais potentes e barateando custos.

Infelizmente, não só de vantagens e benefícios foi esta época. Com a produção em massa e a venda de produtos por valores mais baratos, muitos artesãos foram a total falência, visto que seus processos de criação e produção eram mais extensos e onerosos, gerando um produto final de valor superior ao das grandes indústrias.

Também vale destacar que muita gente abandonou o campo para trabalhar nas indústrias, marcando assim um dos êxodos rurais da história. A cidade precisava de mão de obra, e as pessoas precisavam de trabalho para o sustento do dia a dia.

A burguesia inglesa tinha muito dinheiro para investir e foi graças a isso que a modernização do país não estagnou. Não demorou muito também para que os outros países, enxergando as inúmeras vantagens da indústria, começassem a investir pesado em suas próprias fábricas.

Demonstrando excelentes resultados, a Revolução Industrial cresceu e ganhou o mundo todo. O século XIX levou este marco para a França, Alemanha, Itália e também para a Rússia. Além desses, bem próximo ao fim do século tal modernização alcançou os Estados Unidos e o Japão.

Passadas duas centenas de anos, atualmente vivemos em meio a mais uma Revolução: a tecnológica. Porém, Este assunto fica para um próximo debate.

O Capitalismo

A Revolução Industrial é facilmente associada ao Capitalismo visto que definiu muito bem suas bases e origens.

No sistema capitalista sobressaem-se aqueles que têm poder de compra. A lei da oferta e da procura também tem origem nesta mesma época.

Outra questão importante é que a Revolução Industrial beneficiou em larga escala apenas os burgueses, que eram justamente os donos das fábricas e indústrias. Os trabalhadores, que passam a ser chamados de proletariado nesta época, continuavam a viver suas vidas em meio a miséria, ganhando pouco e trabalhando muito.

Para se ter uma ideia, a manutenção da sobrevivência desses trabalhadores exigia que os mesmos trabalhassem de 14 a 16 horas para mulheres, e de 10 a 12 horas para crianças a fim de que, ao fim do dia, cada um pudesse receber um valor mínimo, insuficiente para garantir qualquer tipo de qualidade de vida.

Isso ainda é muito comum nos dias de hoje, o que é um grande problema e preocupação para a humanidade toda.

A observação de que apenas a burguesia lucrava sob o trabalho pesado dos operários fez com que os mesmos começassem a se organizar em classes, mais tardes chamadas de sindicatos. Já nestes episódios da história, é possível ver relatos de greves e manifestações a favor de melhores condições de trabalho e salários mais dignos.

Se por um lado, a Revolução Industrial mudou o perfil e o trajeto da história da humanidade, por outro, colocou desafios invencíveis para muita gente.

Com o desenvolvimento do capitalismo e consequente modernização na administração, que viu no homem um tipo diferenciado de capital, começou-se a perceber que o melhor pagamento e cuidado com o trabalhador traria excelentes resultados para o negócio.

Na maioria das civilizações atuais esta ideia é difundida, porém há muito que se conscientizar ainda.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023