Inglês: Days of the Week


Weekdays. Esse é o termo da língua inglesa que, traduzido, significa “dias da semana”. Você sabe de cor e salteado quais são eles no idioma estrangeiro de maior influência no mundo?

Inglês Days of the Week

Se não sabe, ou por algum motivo se esqueceu, fique tranquilo! Neste artigo você poderá aprender tudo sobre “Days of the Week” de um jeito simples e que ficará gravado na sua memória.

Os dias da semana em inglês

Invariavelmente, uma das primeiras aulas de inglês básico sempre tem como tema o assunto “Days of the Week”. Base para a comunicação, junto ao verbo to be, este estudo colabora para que o estrangeiro não fique perdido durante o aprendizado da língua.

Afinal, quantas vezes não fazemos menção a esses dias em um diálogo rotineiro?

Graças a isso, é evidente a importância de aprender o correspondente dos dias da semana em inglês, evitando-se, assim, qualquer perda da noção de tempo em uma viagem ou falta de vocabulário em uma conversa casual, por exemplo.

Veja a seguir quais são os sete dias da semana em inglês e também suas respectivas pronúncias a grosso modo:

  • Sunday (Sândei)
  • Monday (Mândei)
  • Tuesday (Túesdei)
  • Wednesday (Uénesdei)
  • Thursday (Tursdei)
  • Friday (Fraidei)
  • Saturday (Saturdei)

Simples, não é? Mas, como não esquecer cada um dos 7 dias da semana na outra língua?

Os nomes dados a cada um dos dias da semana, no idioma inglês, possuem ligação com algum tipo de influência em sua origem, seja religiosa ou política, seja relacionada a planetas ou entidades mitológicas.

Em sua maioria, esses substantivos foram formados dentro do “Old English”, o idioma inglês arcaico que era comumente falado entre os séculos V e XII.

Entender a origem do nome de cada um dos dias da semana inglesa lhe auxiliará a gravá-los melhor, permitindo-o estar pronto para utilizar esta aprendizagem em inúmeras circunstâncias do dia a dia. Veja:

Sunday: Antigamente chamado de “Sunnandæg”, sendo Sunna = Sol e dæg= dia, o domingo, primeiro dia da semana nos Estados Unidos e também no Brasil, faz menção a “Day of the Sun”, uma expressão que originou-se no Latim Dies Solis e que, traduzido, significa Dia de Sol.

Mesmo em épocas frias, concorde que o domingo tem um brilho próprio, de descanso para a maioria das pessoas, e também de preguiça. Neste contexto, “Sunday” é um nome que encaixa perfeitamente no clima experimentado nesse dia da semana.

Monday: O primeiro dia da semana nos calendários do Reino Unido, Austrália e Irlanda, além de em muitos outros países, tem sua origem em outro termo latino, Dies Lunae.

Sua primeira forma de escrita foi Mōnandæg; temos que Mōna= Moon, ou seja, lua e dæg= Day, dia. Assim “Day of the Moon”, ou dia de lua no português é a tradução literal para a terrível segunda-feira.

Tuesday: O primeiro dia da semana com origem em seres mitológicos, a terça-feira tem como origem o termo Tiwesdæg que significa o dia do Tiw, tradução para “Tiu’s Day”. Mas, quem era Tiw, ou Tiu, neste contexto?

Dentro da história da mitologia norueguesa e germânica, Tiw é considerado como um importante deus: O Deus da Guerra.

Wednesday: O meio da semana é marcado pelo nome mais complicado entre os sete dias. Na hora de escrever a versão inglesa da quarta-feira, inevitavelmente ocorre algum tipo de dúvida, assim como no momento da pronúncia.

Wōdnesdæg, ou simplesmente Woden’s Day, é a origem deste nome do inglês atual. Sua derivação busca enaltecer a outra deus, o Deus Woden, da cultura germânica, o maior entre todos dentro da hierarquia mitológica daquele povo.

Thursday: Com a origem mais complicada de todas, Þūnresdæg ou “Dia do Þunor” é a inscrição para o substantivo que é utilizado para nomear a quinta-feira.

Þunor, ou como tornou-se muito mais conhecido no mundo todo, Thor, é o Deus dos trovões e o homenageado na evolução dos nomes dos dias da semana.

Friday: Iniciando o fim de semana, Frigedæg significa Frige’s Day ou dia de Frige, a deusa germânica que representa a beleza.

Na relação entre os deuses mitológicos noruegueses e germânicos junto aos romanos, Frige se assemelha a Vênus. Não há jeito melhor do que viver uma sexta-feira nestas companhias, certo?

Saturday: Por fim, o sábado, ou dia de Saturno de acordo com a tradução literal para o nome Sæturnesdæg.

Vale citar que este é o único dia da semana com referência a um deus que não é anglo-saxão e sim Greco-romano.

Outros termos e nomes em inglês

Para encerrar o assunto, vale a pena recordar mais alguns termos que estão relacionados ao tempo e aos dias dentro da língua inglesa. Alguns deles são:

  • Business Day: Dia de trabalho
  • Week: Semana
  • Weekend: Fim de semana
  • Yesterday: Ontem
  • Today: Hoje
  • Tomorrow: Amanhã

Tudo isso sem contar os weekdays, que já foram citados no início deste artigo. Gostou do tema “Days of the Week”? Aproveite para pesquisar mais em nosso site!