Inglês: Possessive Case


No estudo do idioma inglês, o possessive case, também chamado de “caso possessivo”, é usado com o intuito de denotar posse.

ingles-possessive-case

A utilização do possessive case

Para cumprir essa função, é utilizado na palavra o acrescimento de um apóstrofo e a letra “s”. O “s”, e o apóstrofo, nesse caso, são acrescentados após o possuidor do objeto, especialmente quando estão no contexto pessoas ou animais.

Alguns exemplos disso podem ser:
– The cat’s tail (A cauda do gato)
– A girl’s hat (O chapéu da garota)
– Mary’s husband (O marido de Mary)
– Bia’s computer (O computador da Bia)

No entanto, de uma forma geral, para elementos inanimados o caso possessivo faz uso do termo “of”. Para isso é possível citar alguns exemplos, tais como:
– The window of the house (A janela da casa)
– The beginning of the story (O início da história)

No caso de grupos, empresas e instituições, pode ser utilizado o apóstrofo acompanhado pela letra “s”. Alguns exemplos ilustram isso, tais como:
– The foundation’s name (O nome da fundação)
– The government’s rules (As regras do governo)

A utilização do caso possessivo acrescentando apóstrofo e letra “s” também pode ser usado para indicar cidades e outras localidades. Alguns exemplos que ilustram isso são:
– The city’s new cinema (O novo cinema da cidade)
– The planet’s population (A população do planeta)
– Brazil’s capital (Capital do Brasil)

Vale salientar também que quando ocorrerem substantivos no plural finalizados com a letra “s”, o caso possessivo terá apenas o acrescimento do apóstrofo. Alguns exemplos que ilustram tal situação são:
– My sisters’ room (O quarto das minhas irmãs)
– The girls’ band (A banda das meninas)

Além disso, existem palavras em inglês que no plural não recebem a letra “s” no final, mas mudam a sua estrutura, tais como child (criança) que no plural se transforma em children (crianças) e camundongo (mouse) que no plural passa a ser escrito como mice.

Nesses casos, onde o plural é irregular, basta acrescentar o apóstrofo mais a letra “s”.
Sendo assim, temos:
– The children’s toy (O brinquedo das crianças)
– The mice’s cheese (O queijo dos camundongos)

Mais variações envolvendo os casos possessivos

No estudo do idioma inglês, o caso possessivo também contempla palavras que denotam tempo e diferentes períodos de tempo. Em tais casos, é possível utilizar o apóstrofo seguido pela letra “s” ou apenas o “s”. Sendo assim, acompanhe alguns exemplos:
– She needs at least seven hour’s sleep (Ela precisa de pelo menos sete horas para dormir)
– Three week’s holiday (Três semanas de férias)
– Pope arrives in France for Sunday’s mass (Papa chega na França para a missa de Domingo)

Há também aquelas frases em que o caso possessivo pode ser utilizado para indicar duas ou até mesmo mais pessoas sendo donas da mesma coisa ou objeto.

Um exemplo disso pode ser visto na seguinte oração:
– Fernando and Camila’s birthday is next Sunday (O aniversário de Fernando e Camila é no próximo Domingo)

Em alguns casos podem existir duas ou até mais pessoas que são donas de coisas distintas. Sendo assim, é preciso acrescer o apóstrofo mais a letra “s” em todos os envolvidos. Alguns exemplos que ilustram isso são:
– Fernando’s and Helena’s box (A caixa de Fernando e Helena)
– They’ll go in Jennifer’s and Luana’s car (Eles vão no carro de Jennifer e Luana)

Além disso, o caso possessivo também pode ser aplicado em palavras compostas por hífen, tais como brother-in-law (cunhado), mother-in-law (sogra). Um exemplo bem claro dessa situação pode ser visto na seguinte frase:
– My mother-in-law’s house (A casa da minha sogra)

O caso possessivo, no idioma inglês, também pode ser usado para se referir a lojas, estabelecimentos comerciais, indústrias, restaurantes, igrejas e também ambientes corporativos, como escritórios e empresas.
Nesse contexto, é possível citar alguns exemplos. São eles:
– You’re going to Carmen’s for lunch (Você está indo na Carmen almoçar), salientando que fica subentendido no contexto que se trata da casa da Carmen.
– Your daughter has an appoitment at the dentist’s this morning (Sua filha tem um horário marcado no dentista durante esta manhã), fica subentendido que é o escritório do dentista.
– Can you go to my dad’s today? (Você pode ir até a casa do meu pai hoje?)

Vale salientar também que o possessive case também é conhecido como genitive case.
De uma maneira geral, ele é bastante útil para encurtar orações que podem ser muito extensas.

Por causa da sua versatilidade, o possessive case é um recurso utilizado de maneira muito constante no idioma inglês, por isso, é importante dominar bem as suas principais características e regras.