Categorias Literatura

Autores parnasianos

Em meados do século XIX deu início na França um movimento literário chamado parnasianismo. A escola literária que se opunha ao romantismo logo se espalhou por toda a Europa e veio para o Brasil, valorizando o positivismo, a razão e a ciência em seus temas.

A primeira poesia do estilo era a “Le Parnasse Contemporain”, de onde veio o nome do estilo. Paranasiano tem origem em “Parnassus”, que segundo a mitologia grega era o monte onde viviam as ninfas e musas, mas também é uma homenagem ao Deus Apolo, considerado belo e perfeito.

Características do parnasianismo

O parnasianismo é predominantemente poético, que levava seus autores em busca da “poesia perfeita”, tanto em formas como linguagens cultas. Se opunha ao sentimentalismo exagerado do romantismo e focaram na razão acima do sentimento humano, com uma preocupação máxima em ter a rima correta e construções completas de textos.

O crítico e poeta Frances Théophile Gautier deu o direcionamento ideal ao movimento, cuja doutrina era a “arte pela arte”. Ou seja, a arte deveria ser criada com o intuito de ser perfeita, refinada, bela e não calcada em sentimentos humanos nebulosos.

No Brasil o movimento ganhou ainda mais destaque que na Europa. Ele mudou algumas coisas do original e não seguiu totalmente a escola francesa, incluindo a subjetividade e o nacionalismo. Eles se misturaram a objetividade, impessoalidade, descritivismo, culto a forma, preciosismo vocal e universalismo temático.

Autores parnasianos

Dos autores franceses que se destacaram no parnasianismo estão Théophile Gautier, Théodore, de Banville, Leconte de Lisle e José Maria de Heredia. No Brasil, o movimento se iniciou com a publicação “Fanfarras”, de Teófilo Dias, no ano de 1889.

No Brasil surgiram autores como Vicente de Carvalho e Francisco Júlia, mas os autores mais importantes formaram a “Tríada Brasileira do Parnasianismo”: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.

Alberto de Oliveira é considerado um mestre da estética e ganhou o status de mais perfeito poeta parnasiano. Raimundo Correia foi um autor romântico até que se desenvolvendo como autor parnasiano a partir do livro “Sinfonias”, valorizando a perfeição da cultura clássica e o uso de versos impressionistas.

Já Olavo Bilac sempre foi um autor parnasiano e o mais famoso de todos. Usava a perfeição da métrica para utilizar uma linguagem mais elaborada e inversões estruturais. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira 15 do patrono Gonçalves Dias.
O movimento se manteve até a Semana de Arte Moderna, de São Paulo, que revolucionou as artes no Brasil.

This post was last modified on 19 de agosto de 2015 10:29

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024