Categorias Literatura

Parnasianismo

Em oposição ao excesso de sentimentalismo inserido no Romantismo surgiu a escola literária chamada Parnasianismo. Originária na França no século XIX, tinha como foco criar poesias com esmero nos versos, utilizando a língua culta e as formas perfeitas.

Também como oposição ao Romantismo e sua proposta mística e dúbia, os parnasianos valorizava a razão, a lógica e o refinamento da escrita. Com predomínio poético, o nome do movimento surgiu após a publicação de Parnasse Contemporain, cuja origem é o local onde viviam o Deus Apolo, as musas e ninfas.

A origem do Parnasianismo

A primeira publicação onde se considera a criação do Parnasianismo foi em 1871, com a publicação de Parnasse Contemporain. A antologia continha escritores de várias escolas e formas, mas em comum com uma visão mais realista sobre o mundo e a vida cotidiana.

Os detalhes das cenas e dos objetos eram evidenciados, assim como a formalidade rigorosa dos versos perfeitos. O positivismo era a base ideal dos parnasianos, já que valorizavam a ciência acima de qualquer subjetividade abstrata.

Dentre as principais características do parnasianismo estão o vocabulário mais rebuscado, a valorização do soneto, rimas regulares, raras, mas artificiais, raras figuras de linguagem e desenvolvimento narrativo e descritivo, universalismo, positivismo, culto a forma e “a arte pela arte”.

Charles Baudelaire era um poeta realista que foi uma grande inspiração para os parnasianos, que também tiveram Pierre Jules Théophile Gautier, Leconte de Lisle e Théodore de Banville.

O parnasianismo no Brasil

O parnasiano no Brasil conseguiu maior destaque que na França e toda a Europa. Em 1889 foi publicada “Fanfarras”, de Teófilo Dias, onde a escola literária era finalmente inserida em nossa cultura.

Modificando algumas regras do parnasiano francês, o brasileiro mantinha a subjetividade do estilo romântico, acrescido por um nacionalismo inexiste na escola original. O parnasianismo se manteve muito presente na poesia brasileira até a Semana de Arte Moderna de 1922.

A tríade brasileira do parnasianismo, como eram conhecidos os três escritores mais relevantes do movimento, era composta por Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira. Outros nomes também foram bastante importantes para o parnasianismo brasileiro como Teófilo Dias, João Penha, Gonçalves Crespo, Cesário Verde e Antonio Feijó.

This post was last modified on 19 de agosto de 2015 10:27

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023