Categorias Literatura

Barroco na Literatura

O Barroco foi um período do século XVI formado pelas primeiras manifestações literárias brasileiras que aconteceram no Brasil Colônia, totalmente influencias pelo barroco europeu. O movimento gerou uma visão nova de mundo por meio de lutas religiosas e forças complementares, como o espírito e a razão.

Todas as manifestações que abrangem formas artísticas, literárias e filosóficas, nos anos 1600 e 1700, são consideradas do movimento barroco.

O estilo barroco surgiu em virtude da crise Renascentista, movido pelas fortes diferenças religiosas e exigências do catolicismo e pelos obstáculos econômicos impostos pela queda do comércio com o Oriente.

Todo o refinamento encontrado na arte e na literatura barroca é reação dos conflitos opostos entre o terreno e o celestial, o homem e Deus, o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo renascentista. A arte barroca registra esse período de divisão entre as influências do Renascimento e a religião.

Os homens dessa época estavam entre o céu e a terra. Ao mesmo tempo que procuravam pela salvação queriam desfrutar dos prazeres materiais, o que gerava um conflito com os católicos conservadores da época.

O Barroco evidencia tudo que é mutável, que muda de aspecto e está sempre em movimento.

Uma das ideias desse movimento foi a tradução da Bíblia para os idiomas nacionais, proporcionando novas interpretações das escrituras, o que enfraquecida e dividia a Igreja. A resposta a essa ação foi o início da Contrarreforma, em 1563, com o objetivo de combater o protecionismo e recuperar os domínios perdidos pela Igreja. O Barroco reflete essa tensão entre fé e razão, espiritualismo e materialismo.

Essa variação céu/ inferno, dimensão carnal/espiritual vivida pelo homem daquela época é uma das principais características da literatura barroca. Os escritores barrocos exageram no jogo de palavras (cultismo) e no jogo de ideias (conceptismo).

Características do Barroco

– A arte da Contrarreforma

A ideologia do Barroco é adquirida pela Contrarreforma, uma vez que, nessa época, a produção de igrejas, capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais era muito grande. As obras precisavam convencer, conquistar e impor admiração aos fiéis.

– Conflito entre corpo e alma

Com a influência da Contrarreforma houve um conflito entre ideais de vida eterna e vida terrena e de espírito e carne. Do ponto de vista barroco, não existe a possibilidade de combinar esses opostos, ou vive a vida sensualmente, ou foge dos prazeres humanos e chega a eternidade. A angústia causada no artista com a ideia de trabalhar com os opostos, faz com ele ora festeje as delicias da vida, ora se ajoelhe diante de Deus.

– A passagem do tempo

O homem barroco tem consciência no que se refere a velocidade da vida, mas permanece na questão de viver a vida antes que termine, ou voltar ao passado e se entregar a eternidade.

– Cultismo e conceptismo

O cultismo é o usos de uma linguagem culta e extravagante, cheia de jogos de palavras e figuras de linguagem, como a metáfora e a hipérbole. Já o conceptismo uso o jogo de ideias acompanhando um raciocínio lógico e nacionalista.

No conceptismo, a organização da frase respeita uma ordem com o objetivo de ensinar e convencer.

Figuras de Linguagem

As figuras de linguagem mais comuns nos textos barrocos são usadas na tentativa da realidade ser compreendida por meio dos sentidos. Algumas dessas figuras de linguagem, são:

– Metáfora: uma comparação escondida.

– Antítese: reflete o contrate de ideias. Característica muito presente no homem barroco.

– Paradoxo: união de duas ideias opostas em um mesmo pensamento.

– Hipérbole: ideia de grandiosidade.

– Prosopopeia: personificação de seres inanimados.

Temas da Literatura Barroca

Alguns temas são mais frequentes nos textos de literatura barroca, entre eles estão: apelo a religião, erotismo, misticismo, arrependimento, castigo, cenas trágicas, o tempo como agente da morte, morte e fugacidade da vida.

Autores e Obras do Barroco

– Gregório de Matos: Buscando a Cristo; Florilégio da Poesia Brasileira; A Cristo N. S. Crucificado.

– Bento Teixeira Pinto: Prosopopeia; Diálogos das Grandezas do Brasil; Relações do Naufrágio.

– Frei Manuel de Santa Maria Itaparica: Sobre as Vozes Tristes dos Sinos; Poema Avulsos; Canção Fúnebre; Eustáquios; Epigrama Latino.

– Manoel Botelho de Oliveira: Música do Parnaso.

– Padre Antônio Vieira: História do Futuro; Esperanças de Portugal; Sermão do Mandato, Sermão do Bom Ladrão, Sermão da Quinta Dominga da Quaresma; Sermão do Espírito Santo.

Na arquitetura, um dos grandes nomes do Barroco foi Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Nas artes plásticas o Barroco se manifestou tarde no Brasil, após a descoberta do ouro em Minas Gerais que sucedeu a construção de igrejas de estilo barroco.

This post was last modified on 13 de outubro de 2023 22:34

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023