Categorias Literatura

Estilos Literários: Resumo da Literatura Brasileira

A literatura brasileira, considerada um desdobramento da literatura no idioma português, é separada em várias fases.

O marco da literatura brasileira é facilmente lembrado: uma vez que tudo começou logo após o descobrimento do Brasil. De início, ela era extremamente influenciada pela literatura metropolitana. Mas, com o tempo foi ganhando independência (principalmente pelos movimentos realista e romântico do século XIX) até atingir o seu ápice em 1922, com a Semana da Arte Moderna.

Nesta fase, inclusive, destacam-se nomes como: João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Clarice Lispector. A seguir, neste artigo, confira tudo sobre estilos literários: resumo da literatura brasileira.

Estilos Literários: Resumo da Literatura Brasileira – séculos XVI a XIX

Neste artigo, confira todos os estilos literários que marcaram a literatura brasileira com o passar dos anos, começando pelo quinhentismo.

Quinhentismo

Os primeiros registros de literatura em âmbito nacional fazem parte deste período. Vale destacar que o quinhentismo não ficou conhecido como uma escola literária, mas na realidade, é apenas o período que representa as primeiras manifestações literárias dos povos jesuítas e de viajantes no geral.

Quem mais se destaca neste período você já deve saber: Pero Vaz de Caminha, responsável por detalhar a frota de Pedro Álvares Cabral (falando sobre a flora, fauna e sobre os índios do Brasil) entre os anos de 1450 e 1500. Outro grande representante deste período foi o padre José de Anchieta, que escrevia poemas, sermões, autos, hinos e cartas.

Barroco

O barroco, por sua vez, é um estilo literário que nasceu em meio a conflitos espirituais e oposições.

Entre as características mais marcantes deste estilo estão: à oposição entre o mundo espiritual e materialista, a angústia e a conflitos envolvendo a figura feminina. Já as figuras de linguagem mais utilizadas foram: antíteses, metáforas e hipérboles.

Os artistas que melhor representaram essa época foram: Bento Teixeira (o pernambucano que criou o épico poema de ‘Prosopopéia’), padre Antônio Vieira (autor do ‘Sermão de Santo Antônio) e Gregório de Matos Guerra.

Arcadismo ou Neoclassicismo

O arcadismo, principal estilo literário do século XVIII, surgiu em um período de ascensão do povo burguês. Nesta fase da literatura os conflitos barrocos foram deixados de lado e substituídos pela preocupação com a razão e com o objetivismo.

A linguagem, antes complexa, também passa por uma enorme adaptação: se tornando muito mais simples. A vida bucólica, com temáticas relacionadas ao amor das mulheres e a idealização do meio ambiente, também são trabalhados neste estilo literário.

Romantismo

O romantismo é um estilo literário de grande importância – uma vez que marca o início da literatura brasileira em sua essência. Sua duração foi entre os anos de 1836 a 1881.

O principal objetivo do mesmo era a criação de uma identidade própria nacional para a literatura do país. Neste sentido, seus autores valorizaram, principalmente, características como: individualismo, idealização da figura feminina, nacionalismo (forte nesta época, uma vez que a independência do Brasil em 1822 ainda era novidade), exaltação de sonhos, criatividade, importância da liberdade e outros neste sentido. Seus principais representantes foram: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Teixeira e Souza.

Naturalismo/Realismo

Na 2º metade do século XIX o romantismo entrou em total declínio, sendo substituído pela necessidade dos autores de ressaltar dois assuntos: os problemas individualizados do ser humano e a realidade social.

As principais características da fase são: objetivismo, trama psicológico, cenas do dia a dia, linguagem popular, valorização da realidade, crítica social e ironia quando em relação à realidade.

Simbolismo

Os artistas simbolistas, por sua vez, utilizavam uma linguagem mais sugestiva e abstrata para tratar sobre assuntos religiosos e místicos no final do século XIX. Entre os temas mais valorizados estão: subjetividade da morte, mistérios dos sonhos e conflitos entre o espírito e o corpo.

Estilos Literários: Resumo da Literatura Brasileira – século XX até atualmente

Parnasianismo

O parnasianismo brasileiro seguiu as mesmas ‘rédeas’ do europeu, tendo como principal objetivo a preocupação com o formato. Poesias descritivas de fenômenos da natureza e de fatores históricos também eram comuns neste período, que marcou o final do século XIX e início do século XX.

Seus principais representantes são Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Raimundo Correia.

Pré-modernismo

O pré-modernismo é caracterizado pela transição entre as estéticas do século anterior e o modernismo. Sua principal característica é a grande variedade de abordagens e temas – relacionadas especialmente ao positivismo e a questões éticas/sociais. A linguagem, por sua vez, fica entre o coloquialismo e rebuscamento.

Modernismo

O Modernismo, por fim, é iniciado em 1922 com a Semana da Arte Moderna. Suas características mais marcantes foram: temas urbanos, nacionalismo, linguagem bem-humorada, textos diretos e liberdade dos escritores e poetas na escolha de palavras.

Os principais representantes do modernismo brasileiro foram: Mario de Andrade, Alcântara Machado, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Cassiano Ricardo. O período se divide em primeira, segunda e terceira geração.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023