Resumo Noite na Taverna


Esta obra de Álvares de Azevedo foi publicada somente em 1855, três anos após sua morte. Sob o pseudônimo de Job Stern, o autor construiu uma narrativa que se subdivide em cinco contos, narrados por cinco rapazes que se encontram em uma taverna. Há quem diga que a fonte de inspiração para a sua criação foi a obra Noches lúgubres, publicado originalmente em espanhol em 1790, escrito por José Cadalso.

Resumo Noite na Taverna

Em 2014, um curta-metragem baseado no livro ganhou o prêmio ABC Cinematografia, como melhor direção e fotografia para filme estudantil. As cenas reproduziam os contos presentes no livro, com nuances da vida acadêmica do próprio autor.

Noite na Taverna é narrado em 7 capítulos, cada qual abordando a história de um dos cinco rapazes (e mais um prólogo e um epílogo).

Capítulo 1 – “Uma Noite do Século”:

Reunidos em uma taverna repleta de prostitutas, bêbados e libertinos, os cinco amigos Sorfieri, Betram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann decidem dividir alguns acontecimentos de suas vidas. Não se trata de cenas comuns do cotidiano: as histórias envolvem assassinatos, violência sexual, canibalismo, paixões platônicas e alcoolismo. Cada um tem sua história .

Capítulo 2 – “Sorfieri”:

Numa noite chuvosa de Roma, o rapaz avista uma silhueta de uma bela moça chorando em uma janela. Ela sai de casa em seguida e o rapaz a segue, até um cemitério e adormece enquanto a observa. Um ano mais tarde, saindo de uma orgia, e passa por uma igreja e encontra aquela mesma mulher sendo velada. Como ainda estava viva, ele a leva para sua casa. Porém, ela morre dois dias depois e ele a enterra sob o assoalho do seu quarto. Fascinado por sua beleza, ele contrata um escultor e encomenda uma estátua da amada.

Capítulo 3 – “Bertran”:

Bertran apaixonou-se por uma espanhola, mas precisou viver dois anos na Dinamarca por causa da saúde do pai. Quando voltou, encontrou-a casada. Para ficar com ele, ela mata o marido e o filho, mas também o abandona após algum tempo. O rapaz decide então se matar e é salvo por um marinheiro. Apaixona-se então por sua esposa, e após um ataque por piratas, o navio afunda e sobrevivem os três, perdidos em um bote em alto mar. Após uma aposta, decidem que o capitão deve morrer para servir de comida a ele e à mulher. E assim acontece. Ao chegar a uma praia, ela pede a ele um último momento de amor antes de morrer. Com medo de morrer de fraqueza, ele a estrangula e passa a viver na solidão, até ser resgatado.

Capítulo 4 – “Gennaro”:

Após ser jovem aprendiz do famoso Godofredo Walsh, ele se torna finalmente um pintor. Mas em sua época de aprendizado, ele se apaixona pela esposa do pintor. Entretanto, a filha do pintor apaixona-se por ele. Como se não bastasse, ao descobrir-se grávida de Gennaro, a jovem o pede em casamento, mas é rejeitada, caindo em depressão e morrendo, com o bebê em seu ventre. O pai da jovem, sem saber de nada, visita toda noite o quarto da filha e, enquanto isso, Gennaro visita sua esposa. Ao descobrir o caso, ele empurra Gennaro de um penhasco. Mas o mesmo sobrevive e decide voltar a casa para matá-lo, o que não é necessário, já que encontra ele e a esposa mortos.

Capítulo 5 – “Claudius Hermann”:

Em uma corrida de cavalos, ele se apaixona por uma duquesa, passando a perseguir a moça durante uma semana. Ele suborna um dos lacaios da duquesa para entrar em sua casa, dopá-la e estupra-la. E assim o faz por inúmeras noites. Certa noite, o marido da duquesa bebe um pouco do sonífero, e Claudius sequestra sua esposa, obrigando-a a ficar com ele. Dias depois, ao voltar para casa após sair para resolver algumas coisas, o rapaz encontra marido e mulher mortos.

Capítulo 6 – “Johann”:

Em uma taverna em Paris, Johann jogava com um rapaz louro de nome Arthur e o adversário só precisava de mais um ponto para vencer a partida. Arthur esbarra na mesa e faz com que Johann perca o jogo. O rapaz o desafia então a um duelo: devem seguir até um hotel e escolher suas armas (só uma estava carregada). Antes de morrer, Arthur entrega a ele uma carta endereçada à mãe e uma à namorada com um anel de noivado. Ele vai até a casa da moça e se passa por Arthur. Após dormirem juntos, Johann é atacado por um homem e o mata. Mais tarde descobre que o homem era seu irmão, e a jovem, sua irmã.

Capítulo 7 – “Último beijo de amor”:

Ao final da noite, Johann é morto por um encapuzado que adentra a taverna. Era a irmã de Johann. Arthur também havia sido salvo e estava no local. Ao reencontrar a namorada, Arthur se declara a ela, ela o corresponde e ambos decidem se matar.