Romantismo – História, Características E Estilo Romântico


Romantismo
Os acontecimentos do fim do século XVIII, mais especificamente em suas últimas três décadas, foram fundamentais para o surgimento do romantismo. Em especial, a revolução francesa teve importância direta para que este gênero tivesse seu início, sendo considerado o romantismo como uma espécie de liberalismo presente nas artes.

No Brasil, o surgimento do romantismo aconteceu de encontro com a independência do país. Isto gerou um forte sentimento ufanista, representado nas obras românticas, de forma que houvesse uma busca por uma literatura nacional, com características tipicamente brasileiras, como se pode ver, por exemplo, nas obras de José de Alencar.

Características do romantismo

O romantismo possui algumas características bastante peculiares, que fazem com que se destaque diante de outros gêneros literários. Confira a seguir algumas das principais características do romantismo:

– Individualismo

O individualismo é uma das principais características do romantismo, uma vez que, na burguesia retratada por este gênero, a autorrealização de um indivíduo é uma de suas prioridades.

Desta maneira, no romantismo é comum que se encontre a descrição do particular, do singular, do “eu” de forma geral.

– O “eu” sofrido

Também muito presente no romantismo, está retratado o sofrimento do “eu”, fazendo com que se encontre neste gênero um constante sentimento de dor, tristeza, entre outros que geram o sofrimento como centro de suas histórias.

Estilo romântico

O estilo romântico constitui uma oposição ao classicismo, gerando assim uma quebra de diversas regras antes presentes na literatura, de forma que as obras românticas criaram uma nova forma de se escrever.

Entre estas mudanças geradas pelo estilo romântico, uma das principais e que caracteriza este estilo é a mistura de gêneros, de forma com que o drama, a comicidade, o trágico e outras variações passaram a ser utilizadas em conjunto com o romance, originando assim obras sem precedentes na literatura.