Texto em Prosa – Romance, Novela, Conto E Crônica


A literatura é uma das formas de artes mais expressivas dentre todas aquelas existentes. Grande parte dessa riqueza advém do fato de ser capaz de expressar as histórias por meio de diferentes gêneros literários. Dentre esses gêneros, existem um grande grupo chamado de texto em prosa.
A esses tipos de texto correspondem todas as narrativas de ficção, que podem ser escritas por meio de diferrentes gêneros: narração, cartas e peças treatrais são apenas alguns exemplos. Neste artigo, iremos olhar com mais calma os gêneros romance, novela, conto e crônica.

Especificidades do romance e da novela
Um romance se caracteriza por ter em sua narrativa alguns ou muitos personagens e um conflito central, com vários conflitos secundários ligados a este. Apesar do nome, não precisa necessariamente tratar de amor.
Grandes livros de romance em literatura brasileira incluem Memórias de um sargento de melícia, de Lima Barreto, e Dom Casmurro, de Machado de Assis.
Por sua vez, a novela se parece bastante com o romance, mas é escrita em capítulos, mas esses capítulos são independentes entre si. Assim, apesar dos personagens serem os mesmos, a cada capítulo há uma nova história. Na literatura brasileira, a obra mais conhecida desse gênero é Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Especificidades do conto e crônica
A principal característica do conto, especialmente se comparado ao romance, é ser um história mais curta, de poucas páginas. Nele, os personagens são poucos, e é relatado situações da vida dos mesmos, que podem ser tanto fictícias quanto verídicas.
A crônica também é uma narrativa rápida, mas se caracteriza por narrar assuntos cotidianos e não acontecimentos fantásticos, situações com as quais qualquer pessoa pode ser deparar. Apesar de não ser uma regra, grande parte dos textos desse gênero faz uso do humor e do sarcarmo para tornar o texto mais interessante ao leitor.