Conceitos da Circunferência e Posições Relativas à Circunferência


Conceitos da Circunferência

Um círculo é uma forma geométrica em que todos os pontos estão à mesma distância do centro. Se você medir a distância ao redor de um círculo e dividir pela distância ao longo do círculo, você sempre chegará perto de um valor específico, dependendo da precisão de sua medição. Este valor é aproximadamente 3.141592…, e usamos a letra grega π (Pi) para representar este valor. O número π continua para sempre e representa a infinitude da circunferência.

Assim, a distância ao redor de um círculo é chamada de circunferência. A distância através de um círculo que passa pelo centro é chamada de diâmetro. Assim, π é a razão entre a circunferência de um círculo e o diâmetro. Para qualquer círculo, se você dividir a circunferência pelo diâmetro, você obtém um valor próximo a π, uma relação que pode ser expressa na seguinte fórmula:

C
—– = π
d

C = circunferência do círculo e d = diâmetro do mesmo círculo.

O raio de um círculo é a distância do centro de um círculo até qualquer ponto no círculo. Se você colocar dois raios de ponta a ponta em um círculo, você teria o mesmo comprimento que um diâmetro. Assim, o diâmetro de um círculo é duas vezes maior que o raio.

Essa relação é expressa na seguinte fórmula:
d = 2 . r

d = diâmetro e r = raio do círculo.

Posições relativas à circunferência

● Reta externa à circunferência: apresenta distância externa maior que o raio da circunferência. Assim: D > R.

Reta tangente à circunferência: a reta é tangente e possui um ponto em comum com a circunferência. Assim: D = R.

● Reta secante: a reta intersecta a circunferência em dois pontos. Assim: D < R.● Entre duas circunferências: ◦ Externas: D > r1 + r2
◦ Internas: D < r1 – r2● Possuem um ponto em comum: ◦ Tangentes internas: D = r1 – r2 ◦ Tangentes externas: D = r1 + r2● Possuem dois pontos em comum: r1 – r2 < D < r1 + r2