Trigonometria: Conceito, Elementos, Funções e Transformações


Trigonometria

A palavra trigonometria tem origem grega e significa “medida de três ângulos”. Uma parte da matemática é voltada para esses estudos, que é voltado as propriedades e relações entre os triângulos retângulos, seus lados e ângulos.

Nos triângulos retângulos cujo ângulo é de 90º, são estudadas relações entre ângulos notáveis e constantes denominadas como seno, cosseno e tangente. Os que não possuem essa angulação, há uma adaptação a melhor denominação já que o ãngulo não é reto.

A origem e função da trigonometria

Os primeiros estudiosos de trigonometria são os babilônios e egípcios, para depois serem ampliados elos gregos assim como os indianos. Os astrônomos gregos acabaram incluindo a trigonometria como uma ciência,tendo em Hiparco de Niceia um importante papel na implantação de novas técnicas e Pitágoras, que tornou seu Teorema fundamental para os estudos trigonométricos.

Considerada uma das principais descobertas da matemática até os dias de hoje, o Teorema de Pitágoras descreve uma relação no triangulo retângulo. Formado por dois catetos e uma hipotenusa, eles são o maior segmento deste triangulo, em oposição ao seu ângulo reto. No cálculo, ele representa a soma dos quadrados dos catetos como sendo igual ao quadrado da hipotenusa.

Os elementos mais importantes dos estudos da trigonometria são o triangulo retângulo, que pode ser subdividido em outros dois triângulos retângulos, relações métricas no triangulo retângulo, relações trigonométricas no triangulo retângulo, círculo trigonométrico, funções trigonométricas e relações fundamentais que se dividem e, relação fundamental 1, tangente, cotangente, secante, cossecante, relação decorrente 1, 2 e 3.

A partir do século XV surgiram novas teorias para medidas e cálculos, dentre eles o Cálculo Diferencial e Integral formulado por Isac Newton. Os cálculos teóricos hoje são constantemente usados no cotidiano e vem sendo aplicados em engenharia, medicina, química, física, astronomia, biologia, geografia, estatística, contabilidade, cartografia e muito mais.