Estudo e Equações da Reta e Estudo do Coeficiente Angular


Estudo e Equações da Reta

A geometria analítica é a área da Matemática que se ocupa da relação entre o campo geométrico e a álgebra. Ou seja, aqui nós submetemos os objetos, figuras e relações de um à análise do outro. A seguir abordaremos Estudo e Equações da Reta e Estudo do Coeficiente Angular. Comecemos pelas definições mais simples.

Devemos entender que uma reta (r) de um plano cartesiano pode ser representada por meio de uma equação. As duas formas de obtê-la são: 1. Através de um ponto A(XA, YA) ou com auxílio do coeficiente angular. Vamos entender melhor esta questão e quais equações podemos obter nos próximos tópicos deste artigo.

• Estudo e equações da reta

Toda reta (r) de um plano cartesiano pode ser expressa através da equação ax + by + c = 0. É importante determinar que a, b e c devem ser números reais. Além disto, os dois primeiros termos não são simultaneamente nulos. Você vai perceber com isso que a função de primeiro grau na álgebra é uma reta.

Também podemos aplicar a equação reduzida da reta. Ela ocorre quando a variável Y fica isolada. É um cálculo onde identificamos o coeficiente angular relativo à variável X (m) e ainda o coeficiente linear (n). Desta forma temos que y = mx + n.

• Estudo do coeficiente angular

O coeficiente angular (m) que citamos anteriormente é um elemento ligado à inclinação de uma reta. Já o coeficiente linear (n) é o ponto numérico que representa a intersecção da reta com o eixo das ordenadas (y). A ausência deste coeficiente indica uma reta paralela ao eixo em questão.

Neste caso X = K. Sendo o último um número real. Quando não possuímos o valor da inclinação (α) utilizamos a seguinte fórmula: m = y2-y1/x2-x1. Assim listamos os itens mais importantes sobre Estudo e Equações da Reta e Estudo do Coeficiente Angular.